Ministro da Integração percorre áreas de Xapuri

O Rio Acre continua subindo em Xapuri. A medição realizada às 9 horas, desta sexta-feira, 27, registrou a cota de 18,28 metros. Cinco bairros e a zona rural já foram afetados pela enchente na região. Na manhã desta sexta, 27, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, acompanhado dos secretários nacionais de Infraestrutura Hídrica e Defesa Civil, Osvaldo Garcia e general Adriano Pereira, percorreram as áreas alagadas na região central de município.

ministro-link2 ministro-link3

A visita foi conduzida pelo governador Tião Viana, que também apontou o investimento do governo federal na construção de unidades habitacionais. “Serão construídas 200 moradias em Xapuri, destinadas às famílias atingidas pela enchente. O ministro está trazendo toda a solidariedade dele e da presidente Dilma Rousseff. Tudo o que estiver ao alcance deles, nas normas da Defesa Civil, será oferecido ao município”, destacou.

Segundo dados da Defesa Civil Estadual, a catástrofe já afetou mais de oito mil pessoas. O prefeito Marcinho Miranda agradeceu o apoio prestado pelo governo. “Em parte da cidade, os telhados de algumas casas já começam a flutuar sobre as águas. A parceria com o Estado tem sido primordial nesse momento de crise”, afirmou.

O esforço é para que possamos reduzir os danos, disse o ministro Gilberto Occhi (Foto: Ângela Peres/Secom)
O esforço é para que possamos reduzir os danos, disse o ministro Gilberto Occhi (Foto: Pedro Devani/Secom)

Uma equipe do Ministério da Integração permanecerá no estado para iniciar o levantamento das casas atingidas pela cheia do Rio Acre, é o que explica o ministro Gilberto Occhi: “O governo federal vai apoiar as prefeituras na reconstrução das casas afetadas, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. O esforço é para que possamos minimizar os danos e também aprender a conviver com essas situações recorrentes anualmente”.

A comitiva que acompanhava o ministro contou com a presença da bancada de deputados federais e estaduais do Acre, Léo de Brito, Raimundo Angelim, Sibá Machado, Alan Rick, César Messias, Jéssica Sales, Flaviano Melo, Ney Amorim, Daniel Zen e Leila Galvão. Os senadores Jorge Viana, Gladson Cameli e Sérgio Petecão, além de Perpétua Almeida, assessora especial do Ministério da Defesa, também acompanharam a visita.