Parceria do Governo Federal com Estados estimula grupos produtivos de mulheres
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está fortalecendo parceria com os estados para organização produtiva das mulheres rurais. O objetivo é promover projetos de acesso das mulheres rurais e suas organizações produtivas (grupos informais, associações e/ou cooperativas) à documentação civil e jurídica, implementação de mecanismos de formalização, qualificação de seus processos de gestão e comercialização e participação na gestão social de Territórios Rurais/Identidade ou da cidadania.
“Essa iniciativa é uma luz no fim do túnel para o desenvolvimento do trabalho concreto com as mulheres da área rural”, diz Maria das Dores Miranda, da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres do Acre. “Principalmente no nosso estado, onde tudo é difícil e muito caro, tendo em vista a localização geográfica. Esse projeto vem fortalecer a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Acre e os organismos de políticas para as mulheres do estado”. Para Maria das Dores, a iniciativa da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais também é fundamental, pois permitirá o intercâmbio do estado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e os outros estados que participarão com seus projetos. Além disso, “será a porta de entrada para outras propostas que garantam investimentos, como aquisição de barcos para assegurarmos a emissão de documentação para as trabalhadoras rurais”.
O site do MDA destaca que as possibilidades são para ações de mobilização, capacitação, articulação e assessoria aos grupos produtivos de mulheres rurais por meio de organismos de políticas para as mulheres. A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) está desenvolvendo proposta para o estado, com a perspectiva de desenvolver um projeto mais abrangente devido ao recurso do edital. O destaque para o Acre é devido à suas ações de gênero, principalmente pelo fato de ser o primeiro estado a concluir suas conferências municipais e a estadual de políticas para as mulheres.
O Programa Nacional de Organização Produtiva das Trabalhadoras Rurais conclui suas inscrições no próximo dia 26 e o resultado será divulgado no dia 4 de novembro.
Visite o site do Ministério do Desenvolvimento Agrário