Ministério da Saúde faz consultoria em ações contra a dengue no Acre

Consultora Consuelo Oliveira avalia positivamente a adoção de medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde

dengue_2.jpg

Secretário Adjunto de Saúde, Thor Dantas, apresentou à representante do Ministério da Saúde o trabalho de atendimento aos pacientes com dengue (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A pedido do Governo do Acre, o Ministério da Saúde realiza uma consultoria nas ações de enfrentamento à dengue no Estado. A médica pediátrica Consuelo Oliveira, ligada ao Instituto Evandro Chagas (PA) e consultora do Ministério da Saúde na área de organização do sistema de saúde na assistência à dengue, percorreu nesta quinta-feira, 19, hospitais e postos para avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre). O secretário-adjunto de Ação Básica em Saúde, Thor Dantas, acompanhou a especialista. "Vejo como aspecto positivo que estão sendo realizadas ações preconizadas pelo Ministério da Saúde", afirmou Consuelo.

Em seu relatório, adiantou Consuelo, irá sugerir ao Ministério reforço em ações como, por exemplo, da capacitação com foco na pediatria. Rio Branco enfrenta uma epidemia de dengue e o combate ao mosquito vetor (aedes aegipty) é compromisso das instituições públicas e da sociedade em geral. Governo e Prefeitura realizam intensas atividades para combater a doença, incluindo mutirões de limpeza e logística clínica diferenciada: postos estão atendendo em regime de plantão especial e há triagem por classificação de risco, o que dinamiza e traz objetividade ao atendimento. "É importante que o Ministério da Saúde acompanhe, avalie e continue ajudando no combate à dengue no Acre", disse Dantas.