Ministério da Cultura abre inscrições para segunda edição do Prêmio Culturas Populares

Projetos devem ser enviados até o dia 30 de agosto

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura abriu as inscrições para Concurso Público Prêmio Culturas Populares 2008 – Mestre Humberto de Maracanã, com o objetivo de premiar a atuação dos mestres das Culturas Populares e iniciativas exemplares que envolvam as manifestações das Culturas Populares brasileiras, até o dia 30 de agosto.

Nesta segunda edição o prêmio destina R$ 1.900.000,00 (um milhão e novecentos mil reais) para serem distribuídos entre 190 inscrições selecionadas, que identifiquem, fortaleçam, valorizem e divulguem as expressões das Culturas Populares de nosso país. Por serem objeto de ações específicas, os segmentos cultura indígena, cultura cigana, cultura hip hop e mestres de capoeira não estão contemplados por este Concurso.

O prêmio Culturas Populares se insere em mais uma das ações identificadas na “Carta das Culturas Populares”, construída a mil mãos no Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, realizado em 2005, em Brasília; no II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares e no I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares, ambos também realizados em Brasília, em 2006.

Mestre Humberto de Maracanã

Com sua proposta de homenagear grandes nomes das Culturas Populares Brasileiras, o Ministério da Cultura nomeia esta segunda edição como Mestre Humberto de Maracanã. Cantor e Compositor do Bumba-meu-Boi maranhense, Humberto participou ativamente do Movimento de Comunidades Eclesiais de Base e foi compositor, puxador e fundador da de uma Escola de Samba, também no bairro Maracanã, em São Luís, Maranhão.

Suas toadas contam com rica poesia as belezas da natureza local, a força dos seus antepassados africanos e indígenas, os desafios e diálogos com outros grandes Amos de Bumba-meu-boi do Maranhão, do compromisso com as divindades, com São João Batista, que segundo Humberto, foi quem determinou que ele devia cantar Boi.

Fazendo essa homenagem, o Ministério da Cultura reconhece a contribuição cultural do trabalho desse Mestre para São Luís, para o Maranhão, para a nação brasileira, sabendo que esse trabalho foi construído, como no caso de inúmeros mestres de culturas populares no Brasil e no mundo, vencendo difíceis obstáculos, sejam econômicos, os preconceitos diversos, a homogeneização e o multiculturalismo de fachada da indústria cultural de massa e do imperialismo cultural.

Maiores informações sobre o prêmio podem ser obtidos no Edital e na Cartilha em disponibilizados no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) ou pelos telefones: (61)3316 2129/ 3316 2350. A Cartilha contém orientações para inscrição das iniciativas culturais no Prêmio, o formulário de inscrição com instruções de preenchimento, os prazos e os documentos que devem ser enviados e o Edital prêmio Culturas Populares 2008.

Realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural.
 
{xtypo_info}www.cultura.gov.br – (61)3316 2129/ 3316 2350{/xtypo_info}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter