A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Maria do Rosário, elogiou a postura do Acre pelas ações voltadas para a proteção da criança e do adolescente e pelo combate às violações aos direitos humanos.
A referência da ministra ao Acre se deu durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro, levado ao ar na manhã desta terça-feira, 10. Transmitido ao vivo pela NBR TV, o programa é produzido e coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, tendo a participação de emissoras de rádio de vários pontos do Brasil.
No programa, a ministra falou, entre outros temas relacionados à sua pasta, sobre a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada entre os dias 11 e 14 de julho, em Brasília-DF, com o objetivo de ampliar o debate sobre a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Durante a participação da Rádio Educadora de Xapuri, Maria do Rosário, que esteve no Acre em ocasiões recentes, destacou os avanços que o Estado alcançou desde a celebração de um protocolo de intenções firmado entre o governo brasileiro e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em julho do ano passado.
“O Acre tem um trabalho muito importante na área socioeducativa que me alegra muito. Aí no Acre eu visitei uma unidade de atendimento que tem biblioteca, escola, além do contato com a informática e com a formação profissional. Eu estou muito feliz com os resultados alcançados pelo governo brasileiro junto com a UNICEF e com o estado do Acre, na pessoa do governador Tião Viana”, afirmou a ministra.
Sobre a defesa dos direitos humanos, a ministra fez referência a dois aspectos que, segundo ela, foram exemplos para o Brasil. O primeiro foi o combate, com resultados positivos, ao esquadrão da morte; o segundo, a maneira humanitária como o estado tratou da chegada de haitianos se refugiando da situação de catástrofe em seu país de origem.
“O Acre é um estado que tem dado uma ampla contribuição para o Brasil. Dois aspectos que merecem ser destacados são o enfrentamento que o Acre fez ao esquadrão da morte com resultados positivos, superando aquela marca, e agora, mais recentemente, o exemplo de ajuda humanitária que o estado deu recebendo os haitianos com um grande sentimento de dignidade humana. Obrigada ao Acre pelo exemplo que dá ao Brasil”, finalizou.
A ministra Maria do Rosário participou, em Rio Branco, do ato de assinatura do termo de adesão ao programa do governo federal “Crack, é Possível Vencer”. Com o pacto, começam a ser fortalecidas ações para aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, para enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e para ampliar atividades de prevenção. Serão investidos no Acre R$ 13,3 milhões até 2014.
O programa Bom Dia, Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. O áudio do programa desta terça-feira também pode ser acessado no mesmo link. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da “Voz do Brasil”.