Ministério da Saúde lança o projeto “Caminhos do Cuidado” no Acre

O governo do Estado e o governo federal lançaram no Acre, nesta quarta-feira, 23, o Projeto “Caminhos do Cuidado”, que irá capacitar 1.900 agentes comunitários em saúde e auxiliares técnicos em enfermagem da atenção básica para o atendimento na área de saúde mental aos usuários de crack, álcool e outras drogas.

Representantes do Projeto Caminhos do Cuidado durante o lançamento no Acre (Foto: Assessoria IDM

Representantes do Projeto Caminhos do Cuidado durante o lançamento no Acre (Foto: Assessoria IDM

O projeto se configura em melhorar a atenção, o cuidado e o encaminhamento do usuário e de seus familiares ao atendimento de saúde. O Acre é um dos primeiros Estados a receber a formação, assim como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.

O projeto se dá pela articulação entre as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem protagonizado a formação por meio das escolas técnicas em Saúde, em conjunto com a Fiocruz (RJ) e o Grupo Hospitalar Conceição (RS), em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde do Acre.

Além desse público de agentes comunitários, o projeto vai capacitar um auxiliar ou técnico de enfermagem por equipe de saúde da família, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.

O projeto já formou no Estado 18 tutores, que irão realizar a capacitação dos agentes comunitários e auxiliares de saúde. O curso será oferecido pelo Instituto Dom Moacyr, por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.

Edelves Vieira Rodrigues, coordenadora executiva do projeto, afirmou: “Trata-se de uma formação para implementar políticas públicas que foram oportunizadas inicialmente à Região Norte para acolher as pessoas com sofrimento psíquico, não só com foco nas drogas, mas também que fazem o uso abusivo do álcool”.

Vânia Paula de Albuquerque, enfermeira e tutora do projeto que irá capacitar os profissionais. disse: “O objetivo é que se tenha um novo olhar sobre os dependentes, que são estigmatizados pela sociedade, e levar essas pessoas a estar mais perto da atenção básica, como porta de entrada para a sua mudança de vida”.

Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, o governador tem o compromisso de efetivar políticas públicas que visem aprimorar o atendimento e os serviços de saúde. “Com a infraestrutura, os nossos caminhos seguem construídos com todas as esferas de governo, fortalecendo cada vez mais os serviços de saúde, sendo um dos elementos favoráveis para a melhora dos índices de saúde no Estado.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter