Está aberto o edital para seleção de professores para compor as equipes de avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2022 – Educação Infantil. Os interessados devem preencher o cadastro eletrônico disponível no endereço simec.mec.gov.br – Módulo Livros.
O prazo para a apresentação de candidaturas de professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica se estenderá até 30 de novembro de 2020 para as obras didáticas e pedagógicas, e até 31 de março de 2021 para as obras literárias.
O PNLD é um programa do Ministério da Educação (MEC), junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que compreende um conjunto de ações voltadas para compra e distribuição de livros e materiais didáticos para professores e estudantes de escolas públicas de todo o país. Regularmente estes órgãos publicam editais referentes aos processos de aquisição de materiais didáticos para atendimento das etapas de educação básica, de forma alternada. São atendidos em ciclos diferentes as etapas e os segmentos de ensino seguintes: I- educação infantil; II – anos iniciais do ensino fundamental; III – anos finais do ensino fundamental; e IV – ensino médio.
Cada edição do PNLD é composta, em geral, pelas seguintes etapas: I – inscrição; II – avaliação pedagógica; III – habilitação; IV – escolha; V – negociação; VI – aquisição; VII – distribuição; e VIII – monitoramento e avaliação.
A seleção de profissionais habilitados para participar da avaliação pedagógica do PNLD 2022 – Educação Infantil ocorrerá dentro do Banco de Avaliadores e envolverá professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica, com formação e experiência compatíveis para atuar em obras didáticas, literárias e recursos digitais.
Compete ao Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, a coordenação da etapa de avaliação pedagógica das obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa.
Esta etapa do programa busca garantir a qualidade do material a ser encaminhado às escolas, incentivando a produção de materiais que aprimorem o processo de ensino e aprendizagem. Estes são cada vez mais adequados às necessidades da educação pública brasileira, em conformidade com os objetivos da legislação da Educação Básica, respeitando o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, as diversidades sociais, culturais e regionais.