Minicurso Vida de Inseto estimula aprendizado científico entre alunos da Escola Zuleide Pereira

Os alunos da Escola Estadual Zuleide Pereira, situada na região da Vila Acre em Rio Branco, tiveram a oportunidade de participar, nesta semana, do minicurso “Vida de inseto: uma aventura entomológica”, promovido pelo Núcleo de Matemática e Ciências Aplicadas (NMCA) da Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE).

Alunos da Escola Estadual Zuleide Pereira participaram da ação. Foto: Dayana Soares/SEE

A iniciativa, voltada para alunos dos anos finais do ensino fundamental, buscou integrar atividades práticas e lúdicas ao processo de aprendizado, explorando a diversidade dos insetos e instigando o interesse científico nas crianças.

O minicurso foi estruturado em três momentos distintos, iniciando-se com orientações teóricas ministradas pelos professores da escola. Em seguida, os conteúdos foram trabalhados ao longo de uma semana com os professores assessores do NMCA, que prepararam os alunos para a etapa prática. Essa fase final foi marcada por atividades de observação de insetos (objeto de estudo da entomologia), utilizando microscópios e lupas eletrônicas, além de dinâmicas e jogos educativos. 

Minicurso teve atividade prática com observação de insetos, utilizando microscópios e lupas eletrônicas, além de dinâmicas e jogos educativos. Foto: Dayana Soares/SEE

Segundo o assessor pedagógico da área de Ciências da Natureza, Marcos Areal, o objetivo é proporcionar uma experiência prática e envolvente, utilizando metodologias ativas para complementar os conteúdos abordados em sala de aula. “Os alunos têm a chance de se tornar pequenos cientistas, desenvolvendo habilidades de observação e pesquisa em um ambiente lúdico e agradável”, destacou.

Para a estudante do 6º ano Eloá Letícia Santos, que sonha em ser médica veterinária, a experiência de trabalhar com os insetos foi enriquecedora. “Eu nunca tinha chegado perto de um microscópio e uma lupa eletrônica e está sendo muito legal”, contou.

Outro estudante que se sentiu cientista por um dia foi Guilherme Soares, também do 6º ano. “É muito legal ver os besouros com o microscópio e participar das brincadeiras”, disse. 

Estudante Eloá Letícia Santos teve contato com microscópio pela primeira vez. Foto: Dayana Soares/SEE

O coordenador do NMCA, Ramsés Luiz Carneiro, ressalta o impacto positivo da atividade na comunidade escolar. “Esta oficina movimenta a escola e transforma os alunos em pequenos pesquisadores. Além disso, toda a comunidade escolar ganha com a experiência, que enriquece o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.

A oficina Vida de Inseto faz parte de um conjunto de ações do NMCA, que inclui outras atividades como o projeto Divertidamente e a realização de aulões de diferentes disciplinas. A iniciativa visa apoiar as escolas da rede estadual com metodologias inovadoras e práticas que incentivem o interesse dos alunos pelo conhecimento científico.

A oficina foi tão bem recebida pelos alunos da Escola Estadual Zuleide Pereira, que novas edições já estão programadas para outras instituições escolares do estado. As unidades escolares interessadas em receber essas atividades podem entrar em contato com o NMCA pelo e-mail nmcarb@see.ac.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter