O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) e a Representação Regional Norte (RRN), realiza a Oficina de Treinamento da Nova Versão do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC). A oficina será realizada em Rio Branco no dia 6 de setembro, das 9 às 18 horas , no Cine Teatro Recreio.
A ideia é apresentar as principais mudanças e orientar os proponentes que desejam concorrer aos editais do Ministério da Cultura (MinC), além de suas propostas culturais ao Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
Produtores, artistas, estudiosos, técnicos, agentes, gestores e fazedores de cultura (pessoa física ou jurídica) que queiram participar, as inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail: neyla.morais@cultura.gov.br. Os interessados devem informar nome, número da identidade, telefone e a entidade a qual está vinculado.
O novo SALIC – É uma ferramenta mais moderna para inserir, acompanhar e prestar contas dos projetos culturais. Através dele, todas as fases de tramitação, desde a admissibilidade até a prestação de contas, passam a ser automatizadas. Esta nova versão traz maior dinamicidade ao processo, garantindo menor tempo de resposta à ação do usuário. Todas as comprovações financeiras e físicas, solicitações de readequação, fiscalização e acompanhamento do projeto passam a se dar de forma eletrônica.
“Em outras palavras, esta iniciativa oferece maior liberdade ao proponente, que poderá dispensar o controle paralelo e, em muitos casos, a contratação de consultoria para a execução do projeto”, explica Neyla Morais, chefe do escritório do MinC, no Acre.
Para o Ministério da Cultura, o novo SALIC permitirá acompanhar a execução dos projetos em tempo real, com a possibilidade de intervenção imediata caso surjam inconsistências, reduzindo com isso o tempo de resposta ao usuário.