MinC promove orientações sobre edital que destina R$ 13,8 milhões para cultura da Amazônia

Ação é desenvolvida em parceria da Funarte, Banco da Amazônia (Basa) e governos estaduais

cultura.jpgJovens, artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais de 10 cidades dos Estados do Amazonas, Acre, Pará e Amapá vão poder participar, nesta semana, de oficinas ministradas por representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), onde receberão orientações de como concorrer ao edital Microprojetos Mais Cultura para Amazônia Legal. Os projetos poderão ser inscritos até o dia 11 próximo.

No Amazonas, o coordenador da Assessoria Especial da Presidência da Funarte, Xico Chaves, é quem vai estar à frente das oficinas que acontecem na capital do Estado, em Parintins, em Presidente Figueiredo e em Maués. Já os coordenadores da Funarte Marcos Teixeira, Leonel Brum e Mirian Lott vão ministrar as oficinas no Acre, Amapá e Pará, respectivamente. Marcos Teixeira ainda será acompanhado de Keilah Diniz, representante regional do MinC no Acre e Rondônia.

O MinC, por meio do Programa Mais Cultura, vai investir R$ 13,8 milhões nesta ação que visa promover a diversidade cultural da Amazônia Legal por meio do financiamento não reembolsável de projetos de pessoas entre 17 e 29 anos residentes em regiões ou municípios da Amazônia Legal. A ação é desenvolvida em parceria da Funarte, Banco da Amazônia (Basa) e governos estaduais da região amazônica.

Essa é a segunda edição do Microprojetos Mais Cultura. A primeira, executada em 2009, financiou 1.200 projetos da região do semiárido com valores entre um e 30 salários mínimos. Em 2010, o teto por projeto foi ampliado para 35 salários mínimos com o fim de atender o "custo amazônico", uma das principais deliberações da II Conferência Nacional de Cultura, realizada no último mês de março, em Brasília. A ampliação de recursos visa amenizar as dificuldades de logística e infraestrutura da região, o que encarece a circulação de bens, serviços e produtos culturais.

Outra novidade do Microprojetos para Amazônia Legal é a possibilidade de inscrição oral de projetos. A medida visa facilitar e democratizar o acesso ao edital. Serão aceitas inscrições gravadas em meio digital ou fica cassete.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 11 de junho de 2010. Podem participar pessoas físicas com idade superior ou igual a 18 anos completos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afrobrasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas (ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem mais de uma área artística na mesma proposta).

Os projetos devem ser enviados pelo correio para o endereço Programa Mais Cultura – Ação Microprojetos Amazônia Legal, Coordenação de Difusão Cultural da Funarte – Brasília, Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 02, CEP 70.070-350, Brasília, DF.

O edital e formulários para as inscrições estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br), e da Funarte (www.funarte.gov.br).

Acre

18/05 – Xapuri – 14h às 17h – Auditório da Casa Branca
20/05 – Cruzeiro do Sul – 9h às 12h – Centro de Ensino Permanente (Cedup) – Pólo da UNB

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter