Mês do Meio Ambiente

Mil mudas frutíferas são plantadas na Cidade do Povo em ação de arborização

Já foram plantadas mais de oito mil mudas na Cidade do Povo (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Um abraço verde”. Foi assim que o padre Massísmo Lombardi classificou o plantio de mais mil mudas frutíferas na Cidade do Povo, neste sábado, 10. A ação é promovida pelo governo do Estado e prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

“Essa é uma das ações neste mês do Meio Ambiente que visa melhorar a qualidade de vida dessa comunidade. Estamos criando mais uma possibilidade de um Acre mais sustentável, como propõe o lema do mês do Meio Ambiente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente do Estado, Edgard de Deus.

Uma das mudas de frutíferas foi plantada em frente à residência da moradora Francisca Mendes de Souza. Com entusiasmo, a dona de casa que foi removida de uma área de risco e contemplada com uma moradia na Cidade do Povo, garantiu manter os cuidados necessários para que a árvore cresça e dê frutos.

“Vou cuidar direitinho. Tenho mão boa para plantar as coisas. Tudo que planto é com prazer, com gosto, agradecendo a Deus. Um dia nós ainda vamos tomar um suco ou então, vamos comer a fruta dessa árvore que estamos plantando”, disse a moradora.

Edgard de Deus ressaltou que além do ganho no meio ambiente, as frutíferas também proporcionam benefícios a saúde de quem consome os frutos. “O açaí tem ferro, o abacate tem vitamina D, o caju tem vitamina C. Estamos com um novo princípio, inspirado pelo governador Tião Viana que é médico, de plantar as frutíferas na arborização urbana”, destacou o secretário.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre reforçou a importância da atividade observando que promove a valorização do meio ambiente.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, prestigiou o evento (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Para tornar as cidades mais saudáveis, a Sema desenvolve o Programa de Arborização Urbana desde 2011. Por meio da atividade que incentiva o plantio de árvores nas vias públicas e em quintais, já foram plantadas mais de oito mil mudas na Cidade do Povo.