“Migração e Refúgio no Brasil” é tema de conferência no Acre

A pedido do Ministério da Justiça, foi realizada nesta segunda-feira, 31, a primeira conferência livre sobre migração e refúgio no Brasil. O evento foi realizado pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular no Acre (CDDHEP) e tratou sobre a questões migratórias no Acre e no país.

No Acre foi realizada a Conferência Livre, que é uma das modalidades participativas (Foto: Assessoria Sejudh)
No Acre foi realizada a Conferência Livre, que é uma das modalidades participativas (Foto: Assessoria Sejudh)

“O objetivo da conferência é discutir um assunto que para muita gente é novo, que é a questão da migração em grande escala, como está acontecendo aqui no Acre”, ressaltou Raimunda Bezerra, coordenadora do CDDHEP.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, participou do evento palestrando sobre a história da migração e refúgio no mundo. Falou sobre a questão dos imigrantes haitianos e senegaleses que chegam ao Brasil pelas fronteiras do Acre.

“Nós nos detivemos muito na questão dos imigrantes que chegam a Brasileia e vamos levar propostas para melhorar o abrigo dos haitianos e senegaleses. Discutimos formas também de agilizar o processo de documentação e fizemos uma proposta para que a conferência nacional faça um documento e encaminhe para a ONU a fim de que a organização tome medidas mais eficazes no Haiti para diminuir o fluxo migratório”, afirmou Raimunda.

Todos os estados brasileiros estão realizando conferências, no Acre foi realizada a conferência livre, que é uma das modalidades participativas no processo de consulta ampla e democrática.

O principal objetivo é ampliar a cobertura dos debates sobre a temática migratória para que os cidadãos possam realizar eventos autônomos, e fazer com que suas contribuições cheguem à etapa nacional do processo, de forma direta. No final dos debates, foram escolhidos dois delegados que participarão da Conferência nacional em São Paulo, de 30 de maio a 1º de junho.