O encontro enfatizou como a vida de pessoas de baixa renda podem ser transformadas com um empréstimo
A palestra Políticas Públicas de Microcrédito – Transformando vidas com um empréstimo foi ministrada na tarde desta sexta-feira, 20, para os agentes solidários responsáveis por trabalhar com empreendimentos econômicos e solidários, e para técnicos do governo estadual que atuam diretamente no desenvolvimento de projetos de inclusão social. O palestrante é especialista no assunto, Roberto Vilela, é mestre em Administração em Políticas Públicas e Governo, e presta consultoria ao Governo do Acre na formulação da política estadual de microcrédito.
“O poder público local, assim com em outros Estados, adotou o microcrédito como ferramenta de desenvolvimento com importante impacto social”, destacou Roberto Vilela. O microcrédito deve ser associado a outras políticas de inclusão sócio-produtiva como a incubação de empreendimentos solidários e apoio ao trabalhador autônomo.
Os recursos do microcrédito são destinados à compra de mercadorias, matérias-primas, construção e reformas de imóveis, além de investimentos em máquinas e equipamentos para pessoas de baixa renda, incluindo os beneficiários do Bolsa Família.
No Acre, o microcrédito é um dos projetos do Programa de Economia Solidária desenvolvido pelo Governo do Estao, através da Secretaria de Desenvolvimento para Segurança Social, para fortalecer as políticas de geração de renda. “O Governo atua como agente fomentador. A palestra de hoje faz parte do processo de construção da política de Estado”, destacou o coordenador de Microcrédito no Acre, Pedro Soares.