Metas para educação infantil são discutidas com secretários municipais

Plano Nacional estabelece a universalização do ensino da população de 4 e 5 anos até 2016

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Secretária de Educação de Marechal Thaumaturgo, Maria Rosineide acredita que só com colaboração de todos se consegue alcançar metas (Foto: Assessoria SEE)

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O diretor de ensino da SEE, Josenir Calixto, fez uma breve apresentação aos secretários das metas do Plano Nacional de Educação (Foto: Assessoria SEE)

Secretários municipais de Educação dos 22 municípios do Acre estão reunidos desde o último dia 6, em Rio Branco, a convite da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O encontro, que se encerra nesta quinta-feira, 7, visa discutir a formação em educação infantil, universalização do ensino e fontes de financiamento.

O diretor de ensino da SEE, Josenir Calixto, fez uma breve apresentação aos secretários das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) referente à educação infantil e dos dados atuais sobre a modalidade no Acre, com destaque no atendimento pré-escolar, enfatizando os avanços e os desafios a serem compartilhados.

Uma das principais metas estabelecidas pelo PNE é universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender 50% da população de até 3 anos. O secretário municipal de Educação de Rio Branco e presidente da Undime-Acre, Márcio Batista, ressaltou que o encontro é um desdobramento do seminário promovido em abril deste ano pela Undime, sendo que desta vez o foco é específico para a educação infantil.

De acordo com a secretária de Educação de Marechal Thaumaturgo, Maria Rosineide Lima, apenas por meio do regime de colaboração  se conseguirá alcançar todas as metas. “Apenas assim é que vamos poder universalizar o atendimento a todos os alunos e garantir que sejam cumpridas as metas, que são ousadas. Estou empenhada para formar a parceria com o Estado.”

Para se chegar de fato a ter uma educação infantil universalizada até 2016 em todo o país, o Plano Nacional de Educação já tem definidas algumas estratégias:

· Definir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, metas de expansão das respectivas redes públicas de educação infantil segundo padrão nacional de qualidade compatível com as peculiaridades locais.

· Manter e aprofundar programa nacional de reestruturação e aquisição de equipamentos para a rede escolar pública de educação infantil, voltado à expansão e à melhoria da rede física de creches e pré-escolas públicas.

· Avaliar a educação infantil com base em instrumentos nacionais, a fim de aferir a infra-estrutura física, o quadro de pessoal e os recursos pedagógicos e de acessibilidade empregados na creche e na pré-escola.

· Fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério para a educação infantil.

· Fomentar o atendimento das crianças do campo na educação infantil por meio do redimensionamento da distribuição territorial da oferta, limitando a nucleação de escolas e o deslocamento das crianças, de forma a atender às especificidades das comunidades rurais

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