Messias dos Santos, servidor público que há 49 anos cuida das pessoas

Às portas de completar 50 anos de serviço público, o agente administrativo da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Messias dos Santos Paiva, transparece tranquilidade e satisfação com o cargo que exerce.

“Ah… já fui chefe de gabinete, já fui secretário por dois dias, né?”, afirma Messias entre uma risada e outra. Sempre lotado na Secom, ele já passou por todos os setores e cargos até se estabelecer no setor de Recursos Humanos. 

Messias dos Santos é servidor público há 49 anos. Foto: Neto Lucena/ Secom

Empossado em 1° de março de 1974, Messias atravessou o mandato de 14 governos do Acre e hoje avalia seu trabalho como positivo: “Estou aprendendo muito ainda. O RH é um setor que nunca deixa de ter inovação. Por exemplo, estamos aí batendo cabeça com o eSocial”.

Ao ser questionado se gosta do eSocial (sistema informatizado da Administração Pública), o servidor público afirma, entre uma risada e outra, que a dificuldade é por ser um sistema novo: “É mais porque o sistema é novo. Tudo o que é novo, no início, é meio complicado, mas depois a gente ‘pega o fio da meada’, e tem que se atualizar para poder estar no mercado”.

O pai do agente administrativo também foi servidor público e hoje é lembrado por ele com muito carinho. Refletindo sobres seus próprios passos, Messias dos Santos não pensa em aposentadoria no momento. Pretende continuar trabalhando até quando sua saúde permitir: “No dia 2 de dezembro, agora, completo 69 anos e pretendo continuar aqui contribuindo e resolvendo quaisquer problemas que aparecerem, sempre ajudando a secretaria”.

“Eu gosto muito do meu trabalho”, afirma Messias do Santos. Foto: Neto Lucena/ Secom

“Eu gosto muito do meu trabalho”, afirma Messias, enquanto brinca dizendo que é muito difícil ele faltar um dia de serviço: “É difícil eu faltar um dia, raro dia, só se for um negócio muito forte para não vir trabalhar”.

Messias dos Santos Paiva, 68 anos, servidor público, um bom colega de trabalho, com boas relações, hoje se enxerga mais como colega do que como um chefe. Observa seus colegas como iguais e sabe que é necessário estar tranquilo e satisfeito para poder trabalhar, e assim, cuidar das pessoas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter