O Mercado Municipal de Porto Acre será reformado e ampliado. A ação é uma parceria do governo federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), governo do Estado e prefeitura de Porto Acre.
“Essa obra tem grande importância, porque é um mercado antigo do município e que vai voltar à ativa, recebendo a produção da área rural e gerando renda, fortalecendo nossa economia”, ressalta o vice-prefeito de Porto Acre, Sérgio Baquer.
Com investimentos de R$ 250 mil, a obra deve ser concluída em 90 dias. O mestre de obras responsável Junior Mendonça comenta: “Eu, como cidadão de Porto Acre, sei que a obra é bem-vinda ao município, porque vai trazer muitos benefícios, embelezar a cidade e gerar empregos”.
A Secretaria de Estado de Pequenos Negócios também irá colaborar no incentivo a pequenos negócios para iniciarem o trabalho no Mercado Municipal, como hortas comunitárias e parceria com a associação de pescadores locais. O coordenador do departamento de negócios, Marcelo Moura, compartilhou que no município há 180 novas vagas para capacitações em pequenos negócios: corte e costura, pedreiro, roçador, vendedor, mecânica de motos, apicultor e preparador de doces e conservas.
Outra obra a ser iniciada com o recurso do MTE é a construção do Galpão do Grupo de Agricultores Agroecológicos do Humaitá (GAEH). O presidente do GAEH, José Cícero Saraiva, esclarece que o grupo é formado por 14 famílias que trabalham com produção orgânica, ou seja, com leguminosas mais saudáveis, pois são cultivadas sem o uso de produtos químicos e tóxicos e com adubação verde. Os produtos são vendidos na feira de orgânicos do município.
“Esta é uma estrutura importante para podermos realizar reuniões e fazer cursos, e é um incentivo ao grupo”, completa Saraiva.