Representantes da gestão governamental, deputados da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e nomes do setor do comércio se reuniram para buscar alternativas a fim de fortalecer a geração de emprego e renda no Acre. O encontro foi idealizado pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e nesta quarta-feira, 7, membros do governo anunciaram uma comissão estratégica que trabalhará na atualização da lei do cooperativismo, com o intuito de fomentar o setor.
A reunião destacou a força do cooperativismo com o intuito de desenvolver vários segmentos econômicos no estado. Entre os destaques está a agricultura familiar, que traz várias oportunidades de desenvolvimento social e sustentabilidade para o Acre.
“O cooperativismo traz alternativas de desenvolvimento em vários setores, e no estado podemos trabalhar e avançar em planos estratégicos para fomentar ações no turismo, tecnologia, agricultura familiar e outras”, afirmou Assurbanipal Mesquita, gestor da Seict.
O deputado e presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop) na Aleac, Pedro Longo, defende políticas públicas em prol do cooperativismo. O parlamentar destacou: “O objetivo é trabalhar em ações para fomentar o cooperativismo no Acre, e com a comissão também podemos verificar as áreas que podem fortalecer a geração de empregos e renda para a população”.
O evento contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag),Victor Bonecker, o presidente da Empresa de Assistência Técnica Extrativista Rural do Acre (Emater), Rynaldo Lúcio dos Santos, e demais deputados da Aleac.
Com essa inciativa do governo do Acre, do Poder Legislativo e demais setores do comércio e indústria, há mais perspectivas de parcerias e a promoção de políticas públicas com a finalidade de melhorar a vida dos acreanos.