Órgão reúne entidades governamentais e civis para traçar políticas públicas para as mulheres
Foram empossados na tarde de terça-feira, 29, os 20 membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC). A solenidade aconteceu na Casa dos Conselhos e os novos membros farão parte da gestão 2011/2013. A posse contou com a presença de todos os conselheiros, representantes de entidades governamentais e civis de todo o Estado, do vice-governador César Messias, da secretária da Mulher Concita Maia, da primeira dama do Estado, Marlúcia Cândida, e de membros do governo do Acre.
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher tem como papel tratar das políticas públicas que dão norte para os trabalhos e ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, junto à função de fiscalização e monitoramento social. “É o conselho que nos dá a segurança de que estamos no caminho certo”, conta a secretária Concita Maia. “Seu objetivo acaba sendo prioritariamente a inclusão das mulheres na cadeia socioprodutiva e os cuidados da saúde da mulher.”
Representando Tião Viana, o vice-governador César Messias fez questão de lembrar o quanto o governador está engajado na construção de políticas públicas para as mulheres e no reforço dos conselhos estaduais. Somente na semana passada, três decretos de criações de conselhos foram assinados. “E agora chegou a hora de nomear o Conselho de Direitos da Mulher. Estamos bastante empenhados na construção dessas políticas públicas de tudo o que as mulheres merecem”, reforça César Messias.
A primeira dama do Acre, Marlúcia Cândida, fez questão de comparecer ao evento e parabenizar a formação do conselho. “Pela diversidade de representações, o conselho vai realmente tomar diversas atitudes para a promoção da mulher acreana”, disse. Em breve, o Cedim vai realizar as eleições de sua mesa diretora e iniciar debates e ações.
Entre os representantes do Cedim, Eliana Cavalcante, da União Brasileira de Mulheres, reforça que o órgão terá esse papel fundamental de aumentar o diálogo entre entidades, governo e sociedade. “Já estamos no Acre há quatro anos e, por meio do conselho, vamos fortalecer ainda mais a entidade”, disse.
Eudmar Nunes Bastos, um dos poucos homens presentes no Cedim, representando a CerNegro, conta a importância de fazer parte do conselho, justamente lutando contra a violência à mulher, causada na maioria das vezes por homens. Na solenidade de posse dos conselheiros estavam presentes ainda representantes dos serviços de atendimento à mulher vítima de violência e instituições que contribuem com as políticas públicas para as mulheres.