Meio ambiente é tema de conferência em escolas do Acre

Estudantes e comunidade participam dos debates  

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Alesson Freitas,13 (à direita) foi o vencedor do concurso de cartazes (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Despertar nos alunos, professores e na comunidade, a consciência de preservação ambiental, além de promover debates sobre as alternativas para combater as mudanças ambientais globais. Essas são as propostas da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente  que está mobilizando as escolas de ensino fundamental (5ª à 8ª) dos 22 municípios acreanos.

O tema da conferência este ano é “Mudanças Ambientais Globais”. Os projetos e ações serão norteados por subtemas relacionados aos quatro elementos da natureza( água; ar; terra e fogo)  serão os eixos temáticos que estimularão alunos, escolas e comunidades a compartilhar responsabilidades no enfrentamento cotidiano das transformações provocadas no planeta.

Para a coordenadora do ensino fundamental da SEE, Francisca Bezerra, este momento é uma oportunidade de trazer amadurecimento sobre os problemas ambientais que hoje passa o planeta. “Temos muitos momentos dentro da escola que discutem a temática ambiental, mas este em especial reúne as pessoas da comunidade e pode despertar lideranças estudantis para a causa” , destaca a coordenadora. 

A III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é construída a partir de três momentos de encontros e debates, que são: Conferência na Escola, Conferência Estadual e Conferência Nacional. As escolas têm prazo até o dia 25 de outubro para promoverem seus debates e elegerem seu delegado, que poderão integrar a delegação acreana na etapa nacional da III CNIJMA, na cidade de Brasília em abril de 2009. Os representantes serão eleitos durante o encontro estadual previsto para acontecer nos dias 20 e 21 de novembro, no Horto Florestal, em Rio Branco.  

Uma das primeiras unidades de ensino a realizar os debates foi a escola rural Maria Bezerra, localizada no município de Senador Guiomard. Reunidos no pátio da escola, os alunos fizeram apresentações de teatro, paródias e um concurso de cartazes em que os participantes tinham que elaborar desenhos denunciando os principais problemas ambientais enfrentados na região e pela comunidade.

O vencedor do concurso foi o estudante, Alesson Freitas,13, que já sabe o que significa preservar o lugar onde vive. Filho de pescador, o jovem retratou no cartaz as agressões que a terra vem sofrendo com as queimadas. “Quando fiz as asas no globo terrestre, pensei nela fugindo e pedindo ajuda para que as pessoas deixassem de queimá-la”, revela o jovem.  Alesson ressaltou ainda a importância da conferência como sendo  uma ação multiplicadora para se preservar o meio ambiente.  

As Conferências de Meio Ambiente nas Escolas – transformam as escolas num espaço de debate político e de construção de conhecimento coletivo, em que a opinião dos jovens é respeitada e valorizada. A sua simplicidade desperta e fortalece a participação da comunidade no debate de temáticas urgentes, usualmente, restritas aos centros de pesquisa ou de formulação de políticas públicas.

 

 

 

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