AvistarBrasil

Meio Ambiente e Turismo do Acre participam do 14º Encontro Brasileiro de Observação de Aves

O Acre estará presente no AvistarBrasil, o maior encontro de observação de aves do país que acontece entre 17 e 19 de maio em São Paulo. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET) vão expor as potencialidades do Acre para o turismo de observação de aves, com destaque para o Parque Estadual Chandless, a Área de Proteção Ambiental Igarapé São Francisco, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Japiim Pentecostes, na região da Serra do Divisor.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, o Acre tem o potencial para ser destaque no AvistarBrasil, dada a sua diversidade de Avifauna. “A Sema reconhece a prática de observação de pássaros, inclusive como viés de desenvolvimento sustentável para o Estado. Vamos apoiar as iniciativas no sentido de ampliar novos horizontes e criar um circuito estadual de observação de aves estruturado nas nossas Unidades de Conservação”, argumentou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, o Acre tem o potencial para ser destaque no AvistarBrasil, dada a sua diversidade de Avifauna. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

De acordo com a secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, o Acre vai apresentar no AvistarBrasil, as diversas localidades propícias para observação de pássaros. “É um público crescente, que não mede esforços e nem dificuldades para acessar locais que tenham essa diversidade de pássaros para serem avistados. Além de conhecer e divulgar a nossa fauna incrível, a vinda dessas pessoas vai fazer uso de todo o Trade Turístico, desde hotéis, restaurantes, meios de transporte e isso tudo é fortalecimento para a nossa economia”, argumentou a secretária.

O biólogo da Divisão de Áreas Protegidas e Biodiversidade (Dapbio), Ricardo Plácido, vai representar a Sema no evento e espera fomentar ainda mais a vocação do Acre para o turismo de observação de aves. “Divulgaremos as aves do Acre, os trabalhos de prospecção de espécies raras, e a implementação do uso público das nossas unidades de conservação para receber esses visitantes”, disse.

O turismólogo Francismay Moura da Costa vai representar a SEET. Para ele, o mais importante é fazer contatos e trocar experiências para elaborar um roteiro turístico. “Pretendemos fomentar e estimular a observação de aves no nosso Estado e futuramente buscar recursos para melhorar ou mesmo construir uma infraestrutura nesses locais propícios a observar pássaros”, comentou o técnico.

A participação do Estado do Acre na feira contou com o apoio do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (PSAM), executado pela Conservação Internacional no Brasil (CI) e pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio).

Destaques

Na sua 14ª edição, o Encontro Brasileiro de Observação de Aves oferece programação gratuita que inclui feira, exposições, palestras, oficinas para crianças e adultos, lançamentos de livros, e muitas outras atividades. O evento é realizado em parceria com o Observatório de Aves e o Museu Biológico do Instituto Butantan. A programação completa está disponível no site www.avistarbrasil.com.br.

Os organizadores do evento destacam a presença de experts no turismo de observação como Álvaro Jaramillo autor de diversos livros e pioneiro do turismo de observação na região do Pacífico da América do Sul, Tim Appleton, criador da British Bird Fair, o maior evento global de observação de aves, Rick Prum, ornitólogo e pesquisador de Yale University, e David Lindo, conhecido internacionalmente por explorar a observação de aves nas grandes metrópoles.