Meio ambiente é tema de projeto escolar

Alunos e professores organizam projeto escolar sobre meio ambiente (Fotos: Assessoria SEE)
Alunos e professores organizam projeto escolar sobre meio ambiente (Fotos: Assessoria SEE)

Alunos e professores organizam projeto escolar sobre meio ambiente (Fotos: Assessoria SEE)

Os alunos da escola Valério Caldas de Magalhães culminaram na tarde da última sexta-feira, 07, o “Projeto Meio Ambiente e E.V.C.M.”  com exposições que retrataram os riscos à humanidade oriundos da degradação da natureza, com ações cotidianas que podem amenizar tais riscos.

O objetivo é conscientizar a sociedade da importância dos cuidados relativos ao planeta na sua totalidade. A diretora, Rosa Lebre tratou o projeto como um trabalho gradativo, mas necessário, para combater as agressões à natureza, presentes no dia-a-dia. “Como tudo foi idealizado pela equipe gestora, professores e alunos, é certo que o efeito do projeto será positivo também fora da escola, afinal é esse o nosso propósito”, afirma a diretora.

A organização da exposição foi do corpo docente, que através de projetos desse nível, adquirem o respaldo da sociedade e também da comunidade escolar de Cruzeiro do Sul. Durante a exposição, os alunos falavam com empolgação dos temas e se sentiam doutores quando o assunto era meio ambiente.

“Cada um de nós deve e pode ser multiplicador das ações em favor do Meio Ambiente. Se cada um fizer um pouquinho, muito ajudará ao planeta. Este projeto contribui para que, todos se conscientizem e se mobilizem a reduzir, reciclar e reutilizar todo o lixo. É urgente evitarmos o desperdício”, ponderou Francisco Anízio Martins, aluno do terceiro módulo Ensino Fundamental (EJA).

Para a professora Cintia Almeida, o aluno tem que ser o protagonista de toda essa conscientização. “Para isso começamos analisando como o meio ambiente é tratado dentro da escola. Daí, nós partimos para os bairros da cidade, envolvendo não só a comunidade escolar, mas a família e a comunidade do entorno também”, acrescentou.

O evento contou com a presença da Diretora de gestão institucional, Rita Paro, que elogiou o trabalho de toda equipe. “Não adianta falar, mostrar figuras, muito menos escrever um monte de informações no quadro. O aluno tem que ver de perto, vivenciar as situações e, principalmente, saber que ele é uma figura importante neste processo. Ações como essa, a escola se torna uma grande candidata ao prêmio Gestão Escolar”, comentou Rita.

O prêmio, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e tem como principal objetivo favorecer a melhoria contínua dos trabalhos por meio da revisão e do aprimoramento de seus processos de gestão escolar.

O “Projeto Meio Ambiente e E.V.C.M”, não concluiu sua culminância com as exposições dos trabalhos, no sábado realizou a maratona, seguida de uma caminhada pelo centro da cidade, apresentando para sociedade cruzeirense parte dos trabalhos desempenhados pelos alunos, como forma de alertá-la para os cuidados com o meio em que se vive.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter