Meditação nas escolas do Estado deverá ser mais uma ação do Programa Acre pela Vida

Durante reunião nesta segunda, 9, na Secretaria de Educação, foi debatida a possibilidade da rede estadual de ensino adotar práticas meditativas para os alunos. A iniciativa é do diretor da Secretaria de Comunicação (Secom), Nelson Liano Jr. que vem tratando desse assunto com o secretário Mauro Ribeiro desde o ano passado. O projeto foi aprovado e incentivado pelo governador do Estado, Gladson Cameli.

Com o surgimento do Programa Acre pela Vida e a adoção de uma cultura de paz nas escolas, o projeto ganhou um novo impulso e importância. Tanto que medidas concretas começaram a ser tomadas para viabilizar uma metodologia de meditação nas escolas.

Diretora Denise Santos acredita que a meditação poderá somar com metodologias pedagógicas já adotadas pela Secretaria de Educação Foto: Fábio Ramos

Participaram do encontro Denise Santos, diretora de ensino, Aldino Schattat Coordenador de educação básica e Danielly Matos, chefe de Divisão de Ensino Médio.

Depois do diretor da Secom, que tem larga experiência com meditação, explicar os benefícios da prática, algumas decisões foram tomadas. O projeto-piloto será em quatro escolas de período integral de Rio Branco. Posteriormente haverá uma avaliação para que a prática possa ser implantada em toda a rede.

A diretora Denise Santos acredita que a meditação poderá somar com metodologias pedagógicas já adotadas pela Secretaria de Educação de inteligência emocional. Danielly Matos afirmou que essa prática de autoconhecimento poderá auxiliar alunos e professores numa convivência mais pacífica e reflexiva nas escolas. Enquanto Aldino destacou que alguns minutos de meditação contribuirá para aumentar o grau de concentração dos estudantes às aulas.

Prática laica sem ligação religiosa

Nelson explicou que a meditação não tem nenhuma relação com religiosidade. “É uma prática de autoconhecimento. Qualquer pessoa, indiferente da fé professada, poderá encontrar na meditação um instrumento para melhorar o grau de concentração nos seus afazeres diários. É uma técnica que traz a pessoa para o presente através da respiração. Isso alivia tensões geradas por sofrimentos do passado e ansiedades pelo futuro,” afirmou o jornalista.

Nelson explicou que a meditação não tem nenhuma relação com religiosidade: “É uma prática de autoconhecimento” Foto: Fábio Ramos

Em se tratando de jovens em idade escolar a meditação poderá trazer inúmeros benefícios. Muitas pesquisas científicas já comprovaram a eficácia dessa prática através de estudos de renomadas universidades internacionais.

“O estudante chega normalmente na escola carregando na sua mente uma infinidade de problemas de cunho social. Seja um desentendimento familiar, uma desavença com um colega e mesmo questões amorosas. Meditando por cinco ou dez minutos antes de começar a aula trará a sua atenção para a matéria que está sendo ensinada. Sem falar que a conexão com a respiração propicia uma sensação de paz. Isso poderá levá-lo ainda à reflexão do valor da vida e da liberdade quando receber alguma proposta de envolvimento com a criminalidade”, finalizou Nelson.

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