Até o sábado, 14, profissionais de saúde, estudantes e pesquisadores se encontram para discutir a saúde e políticas públicas para o idoso no I Simpósio de Geriatria e Gerontologia.
O evento, aberto ontem no auditório do Hospital das Clínicas, em Rio Branco, tem como objetivo construir e difundir conhecimentos sobre o envelhecimento. As palestras ocorrem das 16 às 20 horas.
Na solenidade de abertura esteve presente a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, a coordenadora Regional da Abraz, Mariazinha Leitão, a presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre, Dilza Ribeiro, além das representantes do Ministério da Saúde, Sílvia Pereira e Ângela Pinto.
“No Brasil inteiro a população idosa está aumentando em números bem expressivos, por isso o governo do Estado está com uma atenção especial à saúde dessa população. Prova disso é o Hospital do Idoso, que tem profissionais capacitados e uma divisão que cuida especificamente dessa política, além de realizarmos uma série de promoções e ações para orientar a população sobre o envelhecimento saudável”, disse Suely Melo.
Durante os três dias de simpósio, estarão presentes no debate a técnica da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde (MS), Ângela Pinto, e a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Sílvia Pereira, do Rio de Janeiro. Ambas vão falar sobre a questão da formulação de políticas ao processo assistencial, como, por exemplo, hospitalização do idoso, nutrição e reabilitação motora em casos de quedas e fraturas.
“A geriatria é a especialidade médica que atende e cuida das pessoas idosas. Já a gerontologia é o estudo do envelhecimento abrangendo várias árias de básicas, saúde e mesmo as áreas fora da saúde”, explicou a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Sílvia Pereira. “A palestra que irei ministrar é sobre a importância da geriatria e a gerontologia no cenário brasileiro, mostrando a diferença e como se comporta a parte dos profissionais que cuida da pessoa idosa”, adiantou.
De acordo com a coordenadora Regional da Abraz, Mariazinha Leitão, “esse é momento de melhorarmos os trabalhos com relação à saúde do idoso e também sensibilizar as pessoas com a temática do envelhecimento porque a quantidade de idoso aumenta a cada dia e precisamos ter espaço e estrutura para atender a essa população”.
O I Simpósio de Geriatria e Gerontologia é uma realização do Governo do Acre em parceria com Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Universidade Federal do Acre (Ufac), Hospital das Clínicas (HC) e Conselho Regional de Medicina (CRM).