O médico endoscopista do Hospital das Clínicas do Acre (HC) Fabiano de Souza Feltrin foi selecionado para participar de um treinamento oferecido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed).
O treinamento é parte do projeto Ambassador, fruto de uma parceria firmada entre a Sobed e a American Society for Gastrointestinal Endoscopy (Asge), que reúne médicos voluntários para capacitação e intercâmbio de informações.
O Ambassador é uma iniciativa filantrópica destinada a oferecer treinamentos básicos e avançados em endoscopia do trato gastrointestinal para áreas carentes ao redor do mundo. O projeto, que já passou por países como Egito, Equador, Taiwan e Vietnã, será realizado este ano no Brasil, de 2 a 7 de dezembro, na cidade de Manaus (AM).
Para um profissional participar do curso existe um processo seletivo, que este ano foi organizado pela Sobed. Os locais contemplados para participarem desse processo foram: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. Apenas 30 vagas foram disponibilizadas para médicos brasileiros.
O projeto patrocina todas as despesas pertinentes ao curso, como transporte aéreo, hospedagem, alimentação e transporte local.
Segundo o direto-geral do HC, médico Yotaro Suzuki, todo treinamento disponibilizado para qualquer profissional, principalmente da equipe médica, é importante porque se reflete diretamente no atendimento médico prestado à população.