Médica indígena realiza sonho da graduação para atender seu povo

Maria Gilda Yawanawá visitou Tião Viana nesta sexta-feira, 12, e agradeceu todo o apoio que recebeu do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Maria Gilda Yawanawá visitou Tião Viana nesta sexta-feira, 12, e agradeceu todo o apoio que recebeu do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ela tem apenas 26 anos de idade e pertence ao povo indígena Yawanawá, da Aldeia Nova Esperança, no alto Rio Gregório, em Tarauacá, e durante muito tempo teve um sonho: tornar-se médica para trabalhar na sua terra.

Graduada em medicina em Cuba, Maria Gilda Yawanawá visitou o governador Tião Viana nesta sexta-feira, 12, para agradecer o incentivo que recebeu do governo.

“Sempre tive em mente voltar para casa, para meu povo, e retribuir com meu trabalho toda a credibilidade que eles depositaram em mim”, declara a médica ao governador.

Acompanhada pelo cunhado Biracy Júnior Yawanawá, Gilda conta que o apoio da família também foi fundamental. Sendo a mais nova de seis filhos do casal Gildo Luís Yawanawá e Geraldina Luíza Yawanawá, ela conta que a família e seu povo foram esteios para o alcance da graduação.

“É muito bom saber que agora vou poder retribuir tudo isso. Foram sete anos de estudos, iniciados em 2008. Já realizei as duas etapas da prova do revalida, agora estou aguardando os resultados, que devem sair em março próximo”, conta a médica.

Para Biracy Júnior, a formação de Gilda representa uma grande conquista e uma geração de oportunidades que nasce para os povos indígenas do Acre.

“É muito bom manter nossa cultura e tradição, sabendo que ainda existem nossos pajés, que detêm o conhecimento tradicional também, e juntos poderão trabalhar essas duas formas de medicina em prol do povo”, observou Biracy Júnior.