Mecanização agrícola chega aos assentados do Pirã de Rã

Ester diz que agora vai poder plantar milho, macaxeira e diversificar as atividades (Foto: Assessoria Seaprof)

Ester diz que agora vai poder plantar milho, macaxeira e diversificar as atividades (Foto: Assessoria Seaprof)

A paranaense Ester dos Reis chegou ao Acre na década de 1970 e terminou de criar os filhos trabalhando como diarista em propriedades rurais na região do município de Senador Guiomard. Desde outubro de 2011, é assentada da reforma agrária no Projeto de Desenvolvimento Social (PDS) Pirã de Rã. Seu sonho de plantar e colher sua própria lavoura vai se realizar.

O secretário de Produção, Lourival Marques, e o superintendente do Incra, Neto Thaumaturgo, anunciaram nesta quinta-feira, 26, aos 107 assentados do Pirão de Rã o início dos serviços de mecanização com destoca e gradagem de até dois hectares para cada lote.

Lourival Marques (centro) lembrou que a ação é mais uma promessa cumprida pelo governador Tião Viana (Foto: Assessoria Seaprof)

Lourival Marques (C) lembrou que a ação é mais uma promessa cumprida pelo governador Tião Viana (Foto: Assessoria Seaprof)

A produtora Ester dos Reis diz que agora vai poder plantar milho e macaxeira e diversificar as atividades. “Eu venho tentando, mas é difícil quando a gente só tem a enxada”, explica. O assentamento é uma área já bastante alterada, necessitando de um manejo de solo.

Lourival Marques lembrou que esta ação foi prometida pelo governador Tião Viana no início do assentamento das famílias no PDS e que agora está sendo cumprida, como também já foi cumprida, a promessa de manutenção dos ramais com construção de pontes e bueiros.

“Vamos também trazer para essa área o Programa de Piscicultura”, anunciou o secretário de Produção, Lourival Marques. Essa ação deverá se inserida no planejamento para 2013. A mecanização das áreas começa na próxima quarta-feira, 1º de agosto.