MDA e FEM entregam 32 Bibliotecas Rurais Arca das Letras em Feijó e Tarauacá

Iniciativa do governo federal com apoio do governo do estado busca incentivar a leitura nas comunidades rurais por meio da implantação de bibliotecas

arca_das_letras_foto_angela_peres_00.jpg

Programa Arca das Letras garante acesso mais fácil aos livros (Foto: Angela Peres/Arquivo Secom)

O Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário,  entrega na próxima segunda-feira, 10, 17 bibliotecas para comunidades do município de Feijó e no dia 21, o evento é em Tarauacá, com 15 bibliotecas rurais.

Antes da entrega, haverá a capacitação de agentes de leitura que serão responsáveis pela manutenção das bibliotecas, pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura em suas comunidades. Os agentes são voluntários escolhidos em reuniões de consulta comunitária. Nos 2 municípios, estima-se um total de 64 Agentes, sendo 2 por biblioteca.

As Arcas que serão entregues  fazem parte do planejamento feito entre o Governo do Estado e o programa do MDA. A meta é implantar 300 bibliotecas nas comunidades dos Projetos de Assentamento do INCRA, Agricultura Familiar, Ribeirinhos e Indígenas.

O evento será realizado em conjunto, a Delegacia Federal do MDA no Acre e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – FEM. A iniciativa tem apoio dos ministérios da Educação (FNDE) e da Cultura, do Banco do Brasil (BB Fome Zero), da Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos e do Departamento Estadual de Bibliotecas Públicas do Acre.

Incentivo à leitura

O Arca das Letras é uma iniciativa do MDA, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), que como objetivo incentivar a leitura e apoiar processos educacionais, culturais e produtivos das comunidades rurais por meio da implantação de bibliotecas. O Programa já distribuiu 5.130 bibliotecas rurais, que estão instaladas em 1.711 municípios de 26 estados. Estas unidades, que beneficiam 570 mil famílias que vivem no meio rural, contam com 11 mil agentes de leitura.

No Estado do Acre

Os municípios de Porto Acre, Rio Branco, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves já receberam suas bibliotecas rurais Arca das Letras. Em Sena Madureira houve o lançamento do Programa, mas a entrega do acervo será realizado nos próximos dias. A equipe é composta por 2 servidores da FEM/Gov. do Estado e 01 do MDA/AC. Após o evento de lançamento do Programa em Feijó e Tarauacá e a respectiva entrega nas comunidades, a equipe retorna para continuar a atividade de entrega em Rio Branco, que ainda não foi concluída, Sena Madureira e os demais municípios que ainda não foram contemplados. O período de estiagem possibilita trânsito de veículos nos ramais e a equipe concentra esforços para maximizar as entregas naquelas comunidades mais distantes e de difícil acesso.

Programação

10/08 (segunda-feira)
Município: Feijó (AC)
14 h: Capacitação de 34 Agentes de Leitura
Local: Comunidade Nova Vida – Colônia Fé em Deus/Novo Berlim – km 10 – PA Berlim Recreio.
16 h: Evento de Lançamento do Programa ARCA DAS LETRAS, com participação da Coordenadora Estadual do Programa pelo MDA/AC, pelo Governo do Acre/FEM/Biblioteca Pública, autoridades locais e comunidade.

21/08 (sexta-feira)
Município:
Tarauacá (AC)
14 h: Capacitação de 30 Agentes de Leitura
Local: Comunidade rural do PA Novo Destino, na BR-364.
16 h: Evento de Lançamento do Programa ARCA DAS LETRAS, com participação da Coordenadora Estadual do Programa pelo MDA/AC, pelo Governo do Acre/FEM/Biblioteca Pública, autoridades locais e comunidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter