MBH inicia I Semana da Prematuridade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um bebê é considerado prematuro quando nasce antes das 37 semanas de gestação completas.

Quanto mais prematuro for o recém-nascido, maiores são os riscos à sua saúde, já que seus órgãos não estão completamente formados.

Exatamente por isso, a Maternidade Bárbara Heliodora realiza desde a manhã desta terça-feira, 13, a Semana da Prematuridade com uma extensa programação voltada à orientação dos cuidados com os bebês prematuros.

As atividades tiveram início com a aula expositiva “Medidas não farmacológicas no alívio da dor e estresse do prematuro e escalas de dor”, que teve como facilitadora a enfermeira Sílvia Helena.

Programação da Semana da Prematuridade envolve profissionais e familiares (foto: Júnior Aguiar)

A programação durou até o meio dia e teve apresentação do Coral da Assembleia Legislativa, homenagem aos profissionais mais antigos da unidade e aulas expositivas para os profissionais da MBH e para pais e familiares sobre “A importância do pré-natal”, “A importância de um ambiente humanizado para o Desenvolvimento Saudável do Recém-nascido Prematuro (RNPT) e a “Importância da lavagem correta das mãos”.

“O nosso objetivo é que possamos oferecer um atendimento cada vez melhor aos recém-nascidos prematuros por parte dos nossos profissionais, mas sempre lembrando que as famílias podem e devem ajudar muito nesses casos. Quando fazemos qualquer atividade de capacitação procuramos envolver os pais e demais familiares para que eles possam contribuir com o serviço oferecido pela maternidade”, explica Serlene Gonçalves, gerente geral da MBH.

Até outubro deste ano, nasceram 201 bebês prematuros. Esse número significa que mais de 4,3% das crianças que nascem na Maternidade Bárbara Heliodora são prematuros.

As atividades duram toda a semana e vão até a próxima sexta-feira, 16.

Nesta quarta, 14, a programação inicia às 8 da manhã e dura até o meio dia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter