Maternidade de Rio Branco institui grupo de grávidas de alto risco

O grupo ressalta a importância do pré-natal e os cuidados no período da gravidez (Foto: Assessoria Sesacre)
O grupo ressalta a importância do pré-natal e os cuidados no período da gravidez (Foto: Cedida)

Na última quarta-feira, 11, a direção da Maternidade Barbara Heliodora (MBA) realizou o lançamento do Grupo de Grávidas de Alto Risco, que visa à importância do pré-natal e os cuidados com as mudanças fisiológicas na gravidez.

O trabalho em grupo se constitui como uma técnica facilitadora para que se permitam a troca de experiência entre os participantes, que percebam suas limitações e possibilidades no contexto coletivo.

Esse grupo envolve as gestantes acompanhadas no pré-natal de alto risco, que são encaminhadas das unidades básicas de saúde. De acordo com o protocolo de atendimento, o grupo envolve o parceiro e outros familiares (mãe, tia ou irmão) para acompanhar a parturiente durante a gravidez.

“Essas gestantes são encaminhadas da Atenção Primária para a instituição, e são acompanhadas até o parto. A MBH dá um suporte também educativo a essas mulheres, como já ocorre em algumas unidades básicas de saúde, foi preparado um grupo de gestantes chamado Doce Espera”, explicou diretora-geral da MBH, Lorena Rojas.

Lorena disse que o grupo propiciará a essas pessoas a perspectiva de educar, trocar experiências, envolver o parceiro e familiares, tornando esse momento mais tranquilo. Dando o apoio que essa gestante precisa e fazendo com que ela se torne parte do processo de cuidar, para que esteja apta a ter um bom trabalho de parto, estimulando sempre o parto natural.

O grupo é de responsabilidade de uma equipe multiprofissional (enfermeiros, pedagoga, dentista, psicóloga, fonoaudióloga, assistente social, educador físico) que desenvolvem um trabalho sempre educativo, abordando vários temas de gravidez.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter