Matemática passa a integrar e orientar escolhas de estudantes acreanos

Perguntar para uma adolescente que carreira ela quer seguir pode ter várias respostas. Consegue pensar em alguma? Quais as mais comuns? Se entre as respostas estiver a área de exatas, especificamente a matemática, talvez você seja pego de surpresa! Mas essa é uma resposta que se torna cada vez mais frequente entre os estudantes acreanos.

É o caso de Sarah Evellyn Oliveira Borges. A estudante de 15 anos de idade já participou de três edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e recebeu duas menções honrosas e uma medalha de bronze. “Definitivamente a OBMEP teve grande importância na minha decisão. É exatas com o que eu me identifico”, destacou.

A estudante participa das atividades do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF), da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Criado pelo governo do Acre, em 25 de julho de 2014, o instituto vem implantando alternativas inovadoras, capazes de responder as atuais demandas educacionais dos alunos da rede pública de ensino. “É um nível de aprendizagem exponencial que a gente leva para a vida toda”, compartilhou.

Confira o depoimento de Sarah Evellyn

 

Mais de quatro mil acreanos farão as provas da OBMEP neste sábado

Neste sábado, 12 de setembro, 4.505 estudantes acreanos de 178 escolas participam das provas da  2ª Fase OBMEP. Esses alunos farão as provas em centros de aplicação distribuídos em todo o estado.

Os estudantes tiveram o apoio do IMCF na preparação. Na primeira fase foram realizadas aulas nas escolas. Agora foram trabalhadas resoluções de provas anteriores com os classificados para a segunda fase, como Hemily Matos de Carvalho, 12. Uma das medalhistas de bronze em 2014, ela participa novamente da competição neste sábado. “Espero conseguir pelo menos a medalha de bronze, novamente, e  até medalha de prata, quem sabe?”, argumentou.

Hemily Matos de Carvalho compartilha sua expectativa

 

Também foram repassadas aos alunos técnicas de compreensão e solução das questões, e não apenas o cálculo. “É importante que o aluno faça analogias e possa reproduzir aquele modelo ou acrescentar outro conhecimento prévio para resolver as questões”, informou Márcio dos Santos Soares, professor de matemática.

As provas serão aplicadas simultaneamente para aproximadamente 900 mil alunos da rede pública de ensino em todo o Brasil.

Josean da Silva Alves, coordenador da OBMEP/Acre, explica que os alunos devem ter atenção redobrada com o início da prova. No horário local, será às 12h30. “Também é fundamental levar o documento com foto para apresentar no momento da prova”, explicou.