Matadouro de carne bovina será reaberto no município de Capixaba

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) tem auxiliado na reforma do matadouro Estrela do Norte, localizado em Capixaba. O funcionamento dessa nova planta de abate irá garantir uma melhor qualidade e sanidade à carne comercializada no município.

Em novembro de 2016 o Idaf interditou o estabelecimento por não atender as normas técnicas e sanitárias, e cassou a Guia de Trânsito Animal (GTA) do matadouro. Desde então, o proprietário João Carlos tem reformado e adequado a estrutura do local. “Nós temos trabalhado certinho, conversando com órgão fiscalizador para não termos problemas futuros” , disse.

Em abril deste ano foi publicado do Diário Oficial do Estado a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura, que trata dos procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimento que produzam produtos de origem animal.

Desta maneira, a inspeção deve ser executada obrigatoriamente de forma permanente nos estabelecimentos durante o abate dos animais.

O diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz destaca a cooperação técnica com o município. “Agora com a legislação municipal, a população só tem a ganhar na garantia da sanidade da carne consumida”, disse.

O secretário municipal de Agricultura, José Nilton, destacou a participação do pequeno produtor na economia do município. “A reabertura desse matadouro , além de garantir uma carne de melhor qualidade, vai movimentar e aquecer a economia daqui”, afirmou.

O Idaf irá oferecer um treinamento para os funcionários que irão trabalhar no corte da carcaça do animal. O matadouro terá capacidade para abater entre 40 a 60 animais por semana, a carne produzida atenderá os açougues do município.

Após o treinamento e a instalação dos últimos equipamentos a previsão de abertura é de dois meses.

“Nós temos trabalhado certinho, conversando com órgão fiscalizador para não termos problemas futuros”, disse João Carlos (Foto: Hugo Costa/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter