Marlúcia Cândida discute ações de gênero com lideranças femininas do Vale do Juruá

Primeira-dama Marlúcia Cândida ressaltou a importância das mulheres estarem organizadas em prol do fortalecimento e implementação das políticas de gênero (Foto: Maria Meirelles)

Primeira-dama Marlúcia Cândida ressaltou a importância das mulheres estarem organizadas em prol do fortalecimento e implementação das políticas de gênero (Foto: Maria Meirelles)

No último sábado, 14, a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, acompanhada da titular da Secretaria de Políticas paras as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, reuniu-se com as lideranças femininas do Vale do Juruá, na sede da Secretaria de Pequenos Negócios, em Cruzeiro do Sul.

O objetivo do encontro foi apresentar para as mulheres juruaenses as políticas de gênero que estão sendo fortalecidas, criadas, desenvolvidas no Acre, pela SEPMulheres, com foco na interiorização dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPM’s) na região do Vale do Juruá.

Cerca de 20 mulheres participaram da reunião, onde também estiveram presentes a diretora do Procon no Acre, Vanuza Messias, a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Vulnerabilidade do Juruá, Rosalina Souza e a titular da Diretoria de Inclusão Socioprodutiva da SEPMulheres, Rosiane de Lima.

A primeira-dama Marlúcia Cândida ressaltou a importância de mulheres discutirem políticas públicas de gênero. “Sábado geralmente é o dia que a mulher escolhe para cuidar dela mesma, isso quando tem tempo. E neste nosso encontro de hoje estamos nos apropriando das ações do governo do Estado junto à presidenta Dilma Rousseff, para com as mulheres acreanas e reforçando a consciência que estamos praticando em casa com base no planejamento familiar”, disse.

Concita Maia falou da necessidade de se firmar parcerias. “Para que nós possamos instituir as OPM’s nos municípios, precisamos do apoio dos prefeitos, movimentos de mulheres local, judiciário e sociedade civil. A criação desses organismos fortalecerá as ações de gênero, nas áreas de saúde da mulher, combate à violência doméstica e inclusão socioprodutiva”, enfatizou.

Para a liderança e produtora rural do Rio Liberdade, Maria Renilda da Costa, a reunião serviu como fonte de conhecimento a ser repassado. “Hoje pude me apropriar de algumas ações para as mulheres que já estão sendo desenvolvidas aqui no Juruá. Lá na minha comunidade, faço parte de um grupo de mulheres, com certeza irei transmitir tudo que aprendi aqui, hoje, para que as mulheres de lá também possam ter consciência dos seus direitos”, disse.

Cerca de 20 lideranças femininas do Vale do Juruá participaram o evento, que discutiu os avanços e desafios das políticas de gênero no Acre. (Foto: Elson Costa)

Cerca de 20 lideranças femininas do Vale do Juruá participaram o evento, que discutiu os avanços e desafios das políticas de gênero no Acre. (Foto: Elson Costa)

A diretora do Procon Acre, Vanuza Messias, parabenizou o trabalho das lideranças femininas do Juruá e do governo com foco nas políticas de gênero. “Tenho um carinho grande pelo trabalho desenvolvido na área assistencial pelas mulheres do Juruá. Vemos que são poucas pessoas, mas são grandes lideranças”, afirmou.

“Colocamo-nos a disposição de vocês mulheres e dos seus maridos, pois o que nós queremos de verdade é a união de mulheres e homens. Afinal, somos iguais e juntos nos tornamos mais fortes. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a vida das mulheres acreanas e alcançar uma sociedade de paz para todos e todas”, finalizou a primeira-dama Marlúcia Cândida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter