Marlúcia Cândida concede entrevista na Itália

Marlúcia Cândida, Victor Megido e o “Doutor da Borracha” participam de entrevista na Itália (Foto: Internet)
Marlúcia Cândida, entre Victor Megido e o Doutor da Borracha, durante entrevista na Itália (Foto: Internet)

A participação do Acre no Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, é resultado de projeto idealizado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. A arquiteta e light designer concedeu entrevista a um canal da internet que fez a cobertura do evento.

Participaram ainda da entrevista Victor Megido, diretor do Istituto Europeo di Design (IED) Brasil, e o artesão José Rodrigues de Araújo, conhecido como “Doutor da Borracha”. Durante 15 minutos, falaram sobre o Projeto Acre Látex Design Lab, responsável pelos produtos expostos na Itália, que têm o látex como matéria-prima.

A manutenção da floresta em pé, como grande valor do projeto, resultou em exposição na Itália (Foto: Internet)
A manutenção da floresta em pé, como grande valor do projeto, resultou em exposição na Itália (Foto: Internet)

Marlúcia Cândida ressaltou a importância da participação acreana: “Representa muito estar aqui em Milão mostrando parte do que temos na floresta, que é riquíssima, preservada. O Estado do Acre tem 88% da sua floresta preservada. As pessoas que moram ali dependem dela para sobreviver. Estamos mostrando parte do que temos produzido em látex e madeira.”

Falando sobre a sustentabilidade e a preservação da floresta, a arquiteta destaca: “O grande valor desse projeto é que ele mantém a floresta em pé. O homem que precisa do látex vai cuidar muito bem dessa árvore, para não faltar matéria-prima necessária à fabricação do sapato”.

“O objetivo da oficina, que usou a metodologia do Design Estratégico de Criatividade, é dar suporte para tornar o produto mais competitivo no mercado global”, explicou Victor Megido, sobre a parceria com o Acre.

O Doutor da Borracha falou como foi desenvolvido o trabalho: “Quando comecei, fazia aquele sapato mais antigo do seringueiro. Com o apoio do governo, comecei a expor o produto lá fora.”

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter