Primeiro dia de 2013. Dia de posse de novas autoridades, de passagens de cargos e faixas e, como não poderia deixar de ser, de festas. O prefeito Marcus Alexandre e seu vice, Márcio Batista, além dos vereadores da Câmara de Rio Branco, tomaram posse em solenidade no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), seguida de comemoração com o povo na Arena da Floresta. Um dia para ficar na história, prestigiado pelo governador Tião Viana, pelo vice-governador César Messias e pelos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz.
Angelim não conteve as lágrimas em seu último discurso como prefeito, após duas gestões à frente da prefeitura de Rio Branco. Emocionado, ele recebeu todo o carinho do público e disse poucas palavras. Ele deixa a prefeitura com contas sanadas, funcionando e sem ter enfrentado nenhum escândalo ao longo desses oito anos. Ganhou prêmios, foi reconhecido pelo trabalho que fez e eleito em pesquisa realizada ano passado em todos os Estados brasileiros o melhor prefeito das capitais do país.
Depois de oito anos fazendo pronunciamentos espontâneos, o último como prefeito precisou da ajuda do papel para lembrar todas as frases, poucas, porém carregadas de significado. “Tem um provérbio que diz que gente simples fazendo coisas importantes conseguem resultados extraordinários. Foi o que fizemos”. Ele não deixou o palco sem antes agradecer ao ex-presidente Lula, à presidente Dilma Rousseff, a toda a equipe de secretariado, de servidores. Lembrou os garis e margaridas, os militantes, o Partido do Trabalhadores, os companheiros políticos. Falou da família com carinho, “meu porto seguro nos momentos mais difíceis”.
O palco que recebeu o prefeito eleito, o jovem Marcus Alexandre, por uma dessas coincidências que o destino trama, foi montado na mesma pista de avião que o recebeu no Acre, há exatos 13 anos, quando ele chegou ao Estado trazendo na mala muitos livros, algumas roupas e um foco: trabalhar para ajudar os pais. Todo o dinheiro que tinha ficou no embarque, em São Paulo, para pagar o excesso de bagagem. “Nunca havia viajado de avião”, disse. Hoje ele tomou posse no mais alto cargo político do município lembrando a infância pobre, mas feliz, e o desafio de ter saído de casa aos 17 anos para estudar.
Marcus Alexandre discursou pela primeira vez como prefeito empossado ainda no Teatro Universitário. Para o público que o elegeu, falou no palco montado na Avenida Amadeo Barbosa. Nos dois pronunciamentos, garantiu que vai se empenhar pela saúde, educação, por buscar soluções criativas para as questões do trânsito. Disse que terá atenção especial pelas crianças, reafirmando compromissos firmados em campanha. “Não sou a favor do desenvolvimento a qualquer custo. O meio ambiente precisa ser preservado”, comentou. Foi aplaudido pelo povo ao dizer que em seu governo “não haverá espaço para a falta de ética, e que a corrupção não será tolerada”.
O governador Tião Viana disse que este é o início de uma nova fase em Rio Branco, “esta cidade que amamos e que escolhemos para viver com nossas esposas, nossos filhos. Quero dizer ao Marcus Alexandre que ele sempre terá todo o governo do Acre à disposição. Espero que trabalho, honra, integridade, esperança, dignidade sejam palavras que façam parte do seu dia a dia”.
Primeira sessão da Câmara elege mesa diretora
Logo após o juramento e o termo de posse, os vereadores eleitos para a Câmara de Rio Branco elegeram a mesa diretora para o biênio 2013/2014. Para presidente foi eleito o vereador Roger Correa, tendo por vice-presidente Alonso Andrade, primeiro-secretário Marcelo Macedo, segundo-secretário Manoel Marcos, e Fernando Martins como suplente. Eles foram eleitos com 14 votos cada um.
“Na legislatura passada fui eleito suplente e acabei assumindo uma vaga na Câmara, e agora o povo me elege para mais um mandato. O desafio é grande e esperamos uma Câmara unida e disposta a trabalhar pelo povo, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, para auxiliar o prefeito Marcus Alexandre a governar a nossa cidade”, disse o vereador Professor Roger.