A Caravana de Cultura e Humanização que visa percorrer todos os municípios do Acre chegou nesta segunda-feira 16, em Manoel Urbano. A abertura foi realizada no Centro de Florestania e contou com a presença de várias autoridades e um público com cerca 100 pessoas.
O projeto da Caravana de Cultura e Humanização tem a duração de dois dias em cada cidade e visa estimular e valorizar práticas culturais, artísticas e de humanização, levando as políticas públicas do governo do Povo do Acre. A equipe da Caravana realiza oficinas que estimulam o processo organizacional, com a “Humanização da Gestão Pública e Qualidade de Vida”.
Dentre as ações também se destaca, as oficinas intensivas de teatro e a do Cine + Cultura, uma iniciativa que busca promover o acesso da população ao cinema e fomentar a difusão da cinematografia nacional por meio da exibição gratuita de filmes.
O secretário municipal de educação e cultura de Manoel Urbano, Mosés Carvalho, participou da abertura e falou de suas perspectivas sobre a chegada da Caravana. “Estamos vivendo uma mudança no processo cultural do nosso município, novos artistas, fazedores de cultura em geral aparecendo cada vez mais. Acabamos sentindo necessidade do desenvolvimento de ações como a caravana, unir estes artista e trazer pra mais perto da comunidade”.
A Caravana de Cultura e Humanização é um projeto promovido pelo do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e Diretoria de Humanização da Gestão Pública. “A Humanização soma ações junto à cultura para dinamizar projetos como a caravana, ouvindo o que a comunidade tem a dizer”, destaca José Martins, chefe da Divisão de Qualidade de Vida/Humanização.
Cultura e Educação lado a lado
Todas as escolas da cidade de Manoel Urbano foram mobilizadas para a participação dos alunos e funcionários na Caravana de Cultura e Humanização, o que resultou em uma participação efetiva de toda a comunidade.
“Temos muito que aprender nestes dois dias de Caravana, vivenciando a cultura e a humanização pra levar para o nosso dia a dia, tenho certeza que a partir deste envolvimento com a comunidade a nossa vai ganhar novos ares, e Manoel Urbano vai viver um novo momento cultural, destaca Silvia Melo, diretora da Escola Antônia Mendes.