Mangabeira Unger discute Plano Amazônia Sustentável, em Tarauacá

Ministro visitou a Unidade de Gerenciamento Ambiental Integrada do Rio Acurauã

O ministro do Planejamento Estratégico, Roberto Mangabeira Unger, visitou no último domingo, 15, as instalações da Unidade de Gerenciamento Ambiental Integrada do Rio Acurauã (UGAI), responsável pelo monitoramento e controle ambiental e social na área de influência da rodovia BR-364 em Tarauacá.

O ministro desembarcou no aeroporto de Tarauacá acompanhado de uma comissão ministerial do Plano Amazônia Sustentável (PAS), Meio Ambiente, Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária, Abastecimento, e Integração Nacional. Além da comissão, estavam presentes o secretário de Estado de Planejamento Gilberto Siqueira, os deputados Valter Prado (PSB) e Moisés Diniz (PC do B), o diretor-geral do Deracre, Marcus Alexandre, entre outros.

Na UGAI o ministro assistiu a apresentação das ações realizadas das obras de integração regional, gestão ambiental, ação social, programa de concessão de floresta, experiências, andamento e resultados. Todas as apresentações foram ministradas pelo corpo técnico do Governo do Estado, com abertura feita pelo diretor Marcus Alexandre.

O objetivo do encontro foi discutir e elaborar iniciativas para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia no contexto do PAS, sob a coordenação do ministro.

Unger destaca que já começou a discutir com os nove governadores de Estados da Amazônia Legal algumas ações iniciais previstas no Plano Amazônia Sustentável, definindo iniciativas em cinco áreas que dariam conteúdo prático à idéia de desenvolvimento sustentável.

Marcus ressalta que o Governo do Estado não quer apenas construir estradas, mas levar em conta fatores como a criação e implementação de políticas sustentáveis de aspecto econômico, social e ambiental.

Para o secretário de Estado de Planejamento Gilberto Siqueira, o PAS sobressai como momento fundamental do processo de desenvolvimento e concretude na proposição de estratégias e na sugestão de linhas de ação. A ação principal será a geração de indústrias locais para criar emprego e renda ao povo da floresta.

Nesta segunda-feira, 16, a comitiva segue de avião para Xapuri, onde vai conhecer de perto as instalações das fábricas de preservativos masculinos e de produção de piso de madeira. O retorno a Rio Branco está previsto para as 13 horas. Depois de almoçar com o governador Binho Marques, Mangabeira Unger retorna a Brasília.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter