Mâncio Lima e Marechal Thaumaturgo iniciam Programa de Aquisição de Alimentos

Lançamento do PAA em Mâncio Lima e Marechal Thaumaturgo movimenta produção familiar no Juruá (Foto: Leônidas Badaró)
Lançamento do PAA em Mâncio Lima e Marechal Thaumaturgo movimenta produção familiar no Juruá (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), continuou na terça-feira, 9, com o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no interior do estado. Dois municípios do Juruá fizeram o lançamento do programa e o mais importante, a primeira entrega de produtos para as entidades beneficiadas.

O primeiro deles foi em Mâncio Lima, onde o PAA adquire a produção de 46 produtores, entregando os alimentos para 27 entidades.

“A gente fica muito feliz porque esse programa representa a melhoria de vida dos produtores. Aqui em Mâncio Lima, havia uma grande dificuldade de comercialização que foi resolvida com o PAA”, afirma Francisco da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mâncio Lima.

Celebração também de quem está recebendo gratuitamente os produtos da agricultura familiar. Verônica da Costa, representante de uma escola que serve mais de 300 refeições por dia aos estudantes era só elogios ao programa. “O sinônimo do PAA é qualidade de vida. Estamos falando de crianças e adolescentes que precisam estar bem alimentados para conseguir aprender os conteúdos”.

PAA mudou minha vida, diz produtor

Só de banana, produtores de Marechal Thaumaturgo entregaram seis toneladas para entidades beneficiadas pelo PAA (Foto: Leônidas Badaró)
Só de banana, produtores de Marechal Thaumaturgo entregaram seis toneladas para entidades beneficiadas pelo PAA (Foto: Leônidas Badaró)

Depois do lançamento em Mâncio Lima, foi a vez dos produtores e entidades de Marechal Thaumaturgo comemorarem o início do PAA.

A dimensão que tem o programa para os agricultores fica claro nas palavras do produtor Jacó de Souza, morador das margens do Rio Amônia. Ele fornece produtos há cinco anos ao PAA. “Tudo que tenho de melhor devo ao programa. Já comprei motor e barco para transportar minha produção”, afirma.

É essa melhoria de vida que anima a família de Antônia da Silva. Moradora do Rio Tejo, ela faz a primeira entrega de produtos ao PAA. “Graças à Deus que agora estou no programa. Com a valorização dos meus produtos vou poder ter uma renda melhor”.

A gerência da Seaprof em Marechal Thaumaturgo fez um esforço para que o programa atendesse produtores de todas as regiões do município. “Aqui temos agricultores do Alto e Baixo Juruá, e dos rios Amônia, Tejo, Bagé e Arara”, destaca Arlen Lima, gerente da secretaria.

No lançamento nos dois municípios, Lourival Marques, secretário de Produção Familiar, lembrou da importância do programa para a economia local. “Além da segurança alimentar de milhares de pessoas, há a renda para esses produtores. Só nesses dois municípios estamos investindo com o PAA quase 300 mil reais e beneficiando 120 famílias”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter