Mamografia: exame é essencial para detecção do câncer de mama

Diagnóstico precoce ajuda no tratamento e aumenta as chances de cura (Foto: Arquivo/Secom)
Diagnóstico precoce ajuda no tratamento e aumenta as chances de cura (Foto: Arquivo/Secom)

Nesta sexta-feira, 5, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, exame que possibilita a identificação de áreas que apresentem densidades anormais ou outras características suspeitas no tecido mamário.

No Acre, o serviço é ofertado pelo Centro de Controle de Oncologia (Cecon), unidade de referência habilitada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento da população feminina.

De acordo com a mastologista Priscila Murad, diretora-geral do Cecon, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é para que todas as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos tenham acesso ao procedimento, uma vez ao ano.

Priscila informa ainda que é realizada uma média de 40 mamografias por dia no Cecon. “Importante salientar que a demanda é livre. A paciente vai ao posto de saúde, solicita encaminhamento ao médico e procura o Cecon para atendimento. O exame pode ser feito no mesmo dia, pois não temos fila de espera”, informa.

O procedimento pode ser indicado mesmo sem a evidência de sintomas, pois é fundamental na detecção de diferentes tipos de tumores e cistos, podendo detectar câncer de mama até dois anos antes de se tornar palpável.

Autoexame é o primeiro passo para diagnóstico precoce

O MS também recomenda que todas as mulheres, a partir de 21 anos de idade, façam o autoexame (método que consiste no apalpamento das mamas) uma vez por mês, de preferência no mesmo dia em cada mês, pois é a maneira mais simples para detecção de anomalias.

Mulheres com mais de 40 anos também devem adotar essa prática, mensalmente, à procura de caroços nas mamas e axilas, e deformações ou alterações na cor, no formato ou secreções pelos mamilos.