Major Alves assume o comando da PM em Cruzeiro do Sul

Solenidade aconteceu nesta sexta-feira, no 6º Batalhão da Polícia Militar

pm_3_-_homenagem_ao_nascimento.jpg

Após quatro anos de serviços, o tenente-coronel Nascimento deixou o comando e o passou ao major Alves (Foto: Flaviano Schneider)

Em formatura solene realizada nesta sexta-feira, 8, houve a troca de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Cruzeiro do Sul. Após quatro anos de serviços, o tenente-coronel Nascimento deixou o comando e o passou ao major Alves. Muito estimado pela tropa, Nascimento se emocionou ao dizer as palavras de despedida. Ao lado de três filhos que vieram especialmente para a solenidade, o ex-comandante recordou fatos marcantes durante sua gestão, entre eles a morte de policiais como o sargento Fortunato e o soldado Pedroza. Para Nascimento, foi uma grande hora comandar “a melhor unidade do Estado do Acre”. De acordo com ele, em 2009 houver 42 homicídios na região de Cruzeiro do Sul, enquanto em 2011, encerrado o primeiro semestre, o número é de apenas sete.

O major Alves assume o comando em data muito especial: o dia de seu aniversário. Para Alves, comandar o 6º  BPM será um prazer e garantiu que vai se esforçar para combater todos os tipos de violência. Ao batalhão, ele pediu união para bem cumprir a finalidade maior da PM, que é proteger o cidadão.

Segundo o novo comandante, o 6º  BPM, com jurisdição em todo o Vale do Juruá, é responsável pela maior área geográfica no Estado. Com 261 policiais, a unidade atende uma população de 130 mil pessoas, em cinco municípios. Segundo Alves, ele vai manter as boas parcerias com a sociedade civil, como vinha fazendo o comandante anterior.

A solenidade de troca de comando teve a presença do comandante do Comando Operacional 2 (CPO 2), coronel Júlio César. Colega de classe de Nascimento, Júlio Cesar disse que a troca do comando deixa tristeza e emoção. “Nascimento deixa amizades, mas chegou a hora de fazer a troca”, disse. Para Júlio César, a renovação sempre é boa para arejar. “O major Alves vai substituir um grande comandante e tem um desafio de fazer as mudanças necessárias para melhorar.”

Na solenidade foi entregue mais um veículo destinado a fazer a ronda na BR-364 entre Feijó e Cruzeiro do Sul. No sábado, 9, chegarão seis motocicletas para atendimento na zona rural e auxiliar no policiamento do trânsito.

Questionado se a mudança teria sido um ato político, Nascimento garantiu que não. “A troca foi antecipada, mas já estava prevista, foi uma decisão do comandante da PM”, disse. Segundo Nascimento, ele pretende se aposentar e residir em Cruzeiro do Sul. “Agora é tocar a vida pra frente. Espero que a tropa dê todo o apoio ao major Alves.”

Eles disseram

{xtypo_quote}Fica registrado nosso reconhecimento pelo trabalho do comandante Nascimento, sempre presente tentando superar os desafios. Ao major Alves desejamos sucesso. Nosso batalhão está torcendo por ele, até porque ele já foi tenente do 61º BIS, é prata da casa. Já manifestei a ele que estaremos juntos, pois temos a convicção de que, quando as instituições se unem em parceria, o Estado brasileiro fica mais forte e quem ganha com isso são os cidadãos.

Coronel Rommel, comandante do 61º BIS{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}A mudança faz parte da rotina da PM. Parabenizo o major Alves. Sinto que ele vai ter um desafio muito grande, porque substituir o Nascimento em Cruzeiro do Sul não é fácil. Pode-se dizer que nesses quatro anos ele resgatou o espírito da PM em Cruzeiro do Sul.

João Tota Filho, advogado, representante da OAB em Cruzeiro do Sul.{/xtypo_quote}