Governo e Prefeitura aceleram aprendizagem de 250 estudantes
Recuperação do tempo perdido e da autoestima. Foi o sentimento que se viu estampado no rosto de 250 jovens, que concluíram o Ensino Médio por meio do Programa Especial de Aceleração do Ensino Médio – PEEM Poronga durante a formatura de 250 jovens na noite desta sexta-feira, 21, no auditório da Escola Armando Nogueira. Os formandos são oriundos do Projovem Urbano, programa coordenado pela prefeitura de Rio Branco e que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade e de qualificação profissional, por meio da conclusão do Ensino Fundamental.
A certificação dos estudantes foi possível graças à parceria com a Secretaria de Estado de Educação, que viabilizou através do PEEM Poronga a abertura de turmas exclusivas para os estudantes do Projovem Urbano. "Esta iniciativa foi muito importante, pois permitiu que os alunos ingressassem imediatamente no Ensino Médio, evitando assim a dispersão", diz a coordenadora do Peem, Maday Correia.
O PEEM Poronga segue a metodologia do Telecurso, criado pela Fundação Roberto Marinho e adotado pelo Governo do Acre como política pública de ensino em 2005, com o objetivo de corrigir os índices de defasagem idade-série no Ensino Médio. No ano de sua implantação, o índice de alunos que se encontravam atrasados em relação à série esperada para a idade nesta modalidade na capital chegava a 80%, e hoje está em torno de 30%.
Edicley Araújo, de 26 anos, é um exemplo de que a metodologia trabalhada pelo PEEM devolve o gosto pelo aprendizado. Antes de entrar no programa, Edicley não tinha uma profissão definida, fazia bicos como ajudante de pedreiro. No Projovem aprendeu o ofício de fotografar e com o incentivo dos professores do PEEM Poronga está fazendo o curso de Cinema e Vídeo na Usina de Artes. "Estes programas vieram para me dá a oportunidade de crescer. A metodologia usada deu para conciliar trabalho com estudo".
Presente em seis municípios acreanos, o programa, que tem duração de 18 meses e é voltado para o mundo do trabalho, o desenvolvimento de competências e a formação de cidadania, possui atualmente 4,8 mil estudantes matriculados.