Mais um mutirão de cirurgias foi realizado em Senador Guiomard

Mutirão de cirurgias foi no Hospital Ari Rodrigues, em Senador Guiomard (Foto: Cedida)

No último sábado, 12, mais um mutirão de cirurgias ginecológicas para pacientes da Central de Agendamentos de Cirurgias (CAC) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco foi realizado. Sete pacientes de Senador Guiomard que aguardavam por procedimentos de histerectomia e retirada de mioma foram cirurgiadas no Hospital Dr. Ari Rodrigues.

O mutirão faz parte do Plano de Cirurgias Eletivas, lançado em junho pelo governo do Estado. Desde então, os pequenos e médios procedimentos são feitos nos hospitais de pequeno porte da sua própria região, para desafogar o fluxo no HC e facilitar a vida do usuário, evitando deslocamento.

“A programação de cirurgias obedece a um cronograma pelo qual os usuários cadastrados são agendados para o procedimento seguindo os critérios estabelecidos para fila única, ou seja, tempo de espera e grau de prioridade indicado e justificado pelo cirurgião”, explicou a coordenadora da Rede de Urgência e da Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Lúcia Carlos Paiva.

No próximo fim de semana, 19 e 20, haverá cirurgias ginecológicas e gerais em Sena Madureira, contemplando pacientes de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus cadastrados no CAC que aguardam pelo procedimento. “Estão programadas 12 colecistectomias, 16 retiradas de hérnias e 10 histerectomias e retiradas de mioma nos dois dias”, adiantou Lúcia Carlos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter