Mais recursos para a saúde pública do Acre

Ministro da Saúde informa a Tião Viana e ao secretário Osvaldo Leal novas conquistas para a saúde no Acre

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deu ontem boas notícias para a saúde pública do Acre durante a audiência que concedeu ao senador Tião Viana (PT-AC) e ao secretário estadual de saúde, Osvaldo Leal, que estiveram em seu ministério tratando da renovação de convênios para melhorar a qualidade do atendimento na saúde pública em todo o Estado.

A primeira boa notícia dada pelo ministro foi a liberação de R$ 7 milhões do programa QualiSUS, de melhoria da qualidade do atendimento de saúde na rede pública mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que serão usados para reformar e equipar grande parte do atual pronto-socorro da capital acreana.

Segundo explicou o secretário Osvaldo Leal, a reforma do PS vai melhorar o pronto atendimento e o atendimento de urgência e emergência de saúde de Rio Branco, culminando com a redução do tempo de tratamento do paciente que vier necessitar do atendimento nessa unidade hospitalar.

O secretário informou que a reforma do pronto-socorro se dará numa espécie de “operação casada” com a entrada em funcionamento, nos próximos meses, do pronto-socorro que está sendo construído no 2º Distrito da capital, ao longo da Via Verde, próximo à Corrente, na saída da cidade.

A nova unidade de pronto atendimento da capital terá capacidade para atender pelo menos metade da demanda atual do Pronto Socorro do 1º Distrito. O novo pronto-socorro também será usado para atender parte dos pacientes que chegam acidentados ou em situação de emergência vindos dos municípios do Vale do Acre.

A outra grande notícia para a saúde pública do estado foi o anúncio feito pelo ministro da liberação de mais R$ 700 mil para a Secretaria de Saúde continuar tocando o programa Saúde Itinerante, que desde o ano de 2000 vem prestando assistência à saúde da população residente nos locais mais distantes e mais isolados do Estado.

Saúde Itinerante, novos hospitais e hemonúcleo

Com esses recursos, o secretário Osvaldo Leal espera manter neste e no próximo ano as operações do programa Saúde Itinerante, que atendem periodicamente índios, seringueiros, ribeirinhos e outros povos da floresta acreana com médicos de diversas especialidades. No mês passado, por exemplo, junto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o programa prestou quatro dias de atendimento de saúde aos mais de 500 índios Yawanawá, da Terra Indígena Rio Gregório, no município de Tarauacá.

O senador Tião Viana e o secretário de Saúde trataram com o ministro Temporão outros dois assuntos também de grande interesse da saúde pública acreana. Um deles foi a comunicação ao ministério da conclusão das obras do Hospital Geral de Tarauacá e do Hemonúcleo de Sangue de Cruzeiro do Sul, com estrutura parecida com a do Hemoacre da capital do estado.

Segundo o secretário Osvaldo Leal, a comunicação da conclusão das duas obras se faz necessário para que o Ministério da Saúde faça suas visitas de inspeção visando conferir suas especificidades técnicas para posterior liberação ao atendimento público. O Hospital Geral de Tarauacá terá capacidade para internar até 50 pacientes.

O outro assunto tratado com o ministro da Saúde foi a formalização da etapa de projeto do Hospital de Tráumato-Ortopedia de Rio Branco, que vai atender os pacientes de doenças tráumato-ortopédicas de todo o estado e que hoje necessitam sair do Acre para obter tratamento em outros estados. Esse hospital será administrado por gestão compartilhada com o Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into), do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter