Mais moderno laboratório biomolecular deve ser inaugurado em abril

O laboratório biomolecular deve ser inaugurado na segunda quinzena de abril, no Hospital das Clínicas (HC) (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Laboratório biomolecular deve ser inaugurado na segunda quinzena de abril, no Hospital das Clínicas (HC) (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador do Acre Tião Viana visitou na manhã desta terça-feira, 1, a estrutura do mais moderno laboratório biomolecular de alta tecnologia em pesquisa em virologia do Brasil, que deve ser inaugurado já na segunda quinzena de abril, no Hospital das Clínicas (HC). Representantes das secretarias de Saúde (Sesacre) e de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) acompanharam a agenda.

O laboratório é resultado de um termo de cooperação firmado entre o governo do Estado, a Fundação Merieux e a associação ambiental SOS Amazônia. O investimento é de 1 milhão de euros, oriundos da fundação.

“É um orgulho para o Acre, é uma esperança no futuro da saúde pública, porque é o mais moderno Laboratório de Vírus de Hepatite do Brasil. A Fundação francesa Merieux atendeu um pedido nosso e doou um milhão de euros pra essa obra ser feita”, destacou Tião Viana.

O gestor da Seop, Leonardo Neder, contou que as obras da infraestrutura física estão praticamente concluídas. “Agora estamos aguardando o retorno dos franceses, que deve ocorrer na próxima semana, e assim iremos concluir a parte elétrica restante”, explica.

O laboratório possui um controle simultâneo em funcionamento que é controlado diretamente de Paris (França), que realiza o monitoramento biológico de qualidade de funcionamento, a fim de gerar os melhores estudos para defender vidas, saúde e pesquisas científicas em relação às hepatites.

“Essa é uma estrutura que não é importante só para o Acre, mas quando você olha o Brasil, o Acre está sendo privilegiado por meio dos esforços do governador Tião Viana em ter a estrutura mais moderna do país em estudos biomoleculares”, pontuou o secretário de Saúde, Gemil de Abreu Júnior.

Objetivos do laboratório

A estrutura é considerada a mais moderna do Brasil em uso de alta tecnologia para pesquisa em virologia no Brasil (Foto: Cedida)
A estrutura é considerada a mais moderna do Brasil em uso de alta tecnologia para pesquisa em virologia (Foto: Cedida)

O objetivo principal do laboratório será a atuação na área de estudo e pesquisas científicas, e análises clínicas, principalmente para diagnósticos de doenças tropicais como a hepatite.

A unidade será um caminho de entrada para futuras descobertas, pois as pesquisas feitas serão comparadas com outros estados do Brasil, a fim de conseguir avançar nos resultados dos exames.

A virologia é uma área de laboratório muito específica, de alta complexidade. São exames difíceis de ser feitos e que exigem muitos requisitos técnicos e de alto custo, mas fazem parte do dia a dia.

Hoje, quando um paciente precisa fazer esses exames no Acre, é enviado para outros centros ou os faz em empresas terceirizadas. Com a inauguração da unidade, ele fará o tratamento no próprio estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter