Mais de seis mil acreanos são atendidos pela educação especial pública

Espaços utilizam recursos pedagógicos para estimular a participação dos alunos (Foto: Astorige Carneiro/SEE)
Espaços utilizam recursos pedagógicos para estimular a participação dos alunos (Foto: Astorige Carneiro/SEE)
Essencial para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais, incluindo deficiência física, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, o segmento da educação especial cresce no Acre a cada ano, priorizando a qualidade do atendimento e a colaboração das comunidades escolares.

Graças aos esforços do governo do Estado, realizados pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), o ensino especial está presente em todos os municípios acreanos, atendendo mais de 6,6 mil alunos – incluindo jovens e adultos nas regiões de difícil acesso, como Santa Rosa do Purus e Jordão.

Salas de Recursos Multifuncionais

Um dos principais recursos da educação especial é o trabalho realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais. Implantadas no Acre desde 2008, essas instalações contabilizavam apenas dez unidades. Hoje, são 334 espaços divididos nos 22 municípios, entrando em acordo com o decreto nº 6.094/2007, que estipula a garantia do acesso e da permanência na rede pública de ensino.

As salas, que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), possuem como principal objetivo identificar, elaborar e organizar os recursos pedagógicos para incentivar a participação dos alunos, considerando as necessidades específicas de cada um.

Para Úrsula Maia, coordenadora da educação especial da SEE, é graças aos profissionais da educação que o sucesso nesses atendimentos tem crescido nos últimos anos. “O trabalho realizado pela secretaria busca atender tanto a necessidade pedagógica quanto a necessidade clínica. Isso faz muita diferença na vida de nossos alunos, possibilitando um desenvolvimento positivo dentro e fora do ambiente familiar”, disse.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest