Mais de 800 estudantes de Senador Guiomard e Acrelândia terão acesso a laptops

O Projeto Um Computador por Aluno pretende motivar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem

mais_de_4.jpg
 

secret.jpg

O Programa Um Computador por Aluno (UCA), foi lançado na última quarta-feira, 22, nas escolas Santo Izidoro, em Senador Guiomard, e Marcílio Pontes, no município de Acrelândia (Foto: Assessoria SEE)

O Programa Um Computador por Aluno (UCA), foi lançado na última quarta-feira, 22, nas escolas Santo Izidoro, em Senador Guiomard, e Marcílio Pontes, no município de Acrelândia. 822 estudantes e 44 professores receberam os equipamentos. No Acre, nove escolas foram contempladas com os computadores.

Rita Silva, mãe do estudante Jefte Silva, (13), da Escola Santo Izidoro, ficou satisfeita com a chegada dos laptops, pois irá diminuir os gastos com a lanhouse e acrescentar mais conhecimento para seu filho. “Como não tínhamos computador, eu gastava muito para ter acesso à internet. Nessa idade, eles são muito curiosos e gostam de pesquisar, e quero proporcionar tudo que vier para o crescimento educacional dele”.

O Projeto UCA pretende, através do uso da tecnologia, associado à capacitação e motivação de professores e alunos, provocar um salto na qualificação da Educação Pública Brasileira. “A aula não é mais tão chata, em que apenas se copia. Agora ficou mais interessante e participativa”, diz Jefte. Idealizado e promovido pelo Governo Federal, o UCA propõe uma nova forma de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas, promovendo a inclusão digital de alunos do ensino fundamental e médio de todo o país.

Clevilson Oliveira dá aulas de português na Escola Marcílio Pontes. Ele revela que já tem percebido uma evolução na escrita dos seus alunos após a chegada dos computadores portáteis. “Os estudantes começaram a escrever mais e melhor. Tenho feito tarefas que incluem produção de crônicas e artigos de opinião para serem postados no blog da escola”. Para que haja mais eficiência no uso da ferramenta, o professor tem delimitado temáticas que facilitam chegar aos objetivos da disciplina.

O UCA atende a todos os alunos da escola contemplada, ou seja, desde o 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do médio, e as máquinas destinadas a cada aluno ficam armazenadas na escola e cada laptop está identificado com o nome deste.

Todos os professores das escolas estão em processo de formação desde outubro do ano passado. O primeiro módulo tratou das questões de apropriação tecnológica do laptop. Em seguida, houve a formação para que eles aprendessem a utilizar a internet como ferramenta pedagógica. No módulo atual, a formação visa o ensino contextualizado através de projetos de aprendizagem. As oficinas, no total de cinco módulos, é ministrada pelos formadores do NTE e UFAC, sob a orientação da Unicamp. O curso tem 180 horas, com etapas presenciais e à distância.

O Secretário de Educação, Daniel Zen, acredita que com a utilização das máquinas do Ensinomedio.ac e do UCA , serão criadas muitas possibilidades de aprendizagem dentro da sala de aula. “O computador agora vai ser uma complementação do aprendizado. Os alunos estarão antenados com seu tempo, mas sem abandonar a leitura de um bom livro”.

A gestão do UCA no Acre é compartilhada pela Secretaria de Estado de Educação, através da Coordenação Estadual do ProInfo/Coordenação Estadual do UCA e pela Universidade Federal do Acre, através da Pro-Reitoria de Extensão e Coordenação UCA/UFAC.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter