São 378 postos fixos e móveis. Dia D acontece neste sábado
A grande mobilização nacional para manter o Brasil livre da paralisia infantil já começou. A primeira etapa da
Campanha de Vacinação contra a Poliomielite tem como meta imunizar mais de 14 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade.
Antônio Rosimar da Silva sabe da importância de manter o calendário de vacina em dia. Ele aproveitou o sábado, Dia D da campanha, para levar os dois filhos ao posto de saúde Barral y Barral. “Trago meus filhos regularmente para garantir a saúde deles”, destacou.
Os profissionais das redes estadual e municipais de saúde verificam os registros das vacinas e aproveitam a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação com as imunizações do esquema básico.
Além das unidades fixas durante todo o sábado, os pais podem levar as crianças com menos de cinco anos aos postos móveis. A meta do Governo do Estado é atingir a cobertura vacinal de 95% do público alvo. No Acre, são mais de 78 mil crianças.
“Vim por causa da campanha é já vacinei meu filho contra a febre amarela. É muito importante e previne doenças”, disse Felícia Rufino Gurgel.
A segunda etapa da Campanha deve acontecer em agosto. A vacinação contra a paralisia deve ser realizada durante as duas campanhas anuais e as três doses de rotina.
De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral, que na maioria das vezes faz com que a criança adquira sérias lesões que afetam o sistema nervoso
O balanço da campanha será divulgado na segunda-feira, 22, pela Secretaria de Estado de Saúde. As doses foram distribuídas aos municípios, e na zona rural a imunização começou mais cedo.