O projeto Mulher Cidadã contabilizou 732 atendimentos ofertados à comunidade rural da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema (46 quilômetros de Sena Madureira). Durante o último sábado, 17, mais de 300 pessoas receberam atendimentos médicos, orientação em saúde e recreação.
Pelo programa Saúde Itinerante, a saúde estadual realizou 219 consultas, 195 exames laboratoriais, 41 ultrassonografias e nove exames preventivos do câncer do colo do útero (PCCU), além de palestras sobre orientações em saúde.
Foram entregues, ainda, medicamentos para 176 pacientes, que receberam prescrição médica.
A educação estadual trabalhou com palestras sobre saúde sexual para 31 adolescentes, além de realizar atividades de recreação para 40 crianças.
“Levar atendimentos de saúde, cidadania, segurança, justiça e outros serviços públicos à população que mais precisa é fundamental para garantirmos a qualidade de vida dessas pessoas”, destaca a vice-governadora Nazareth Araújo.
As secretarias de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), de Pequenos Negócios (SEPN) e de Desenvolvimento Social (SEDS) também levaram seus serviços itinerantes. Foram realizadas rodas de conversa sobre a violência contra a mulher e suas soluções, identificação de potenciais empreendedores para abrir um pequeno negócio e atualização cadastral do programa Bolsa Família.
Por meio de defensores públicos e assessores, a Defensoria Pública do Estado (DPE) realizou atendimento jurídico, para encaminhamento de possíveis casos judiciais da comunidade. A prefeitura de Sena Madureira realizou atendimentos de cidadania e saúde.
Mulher Cidadã em Xapuri
No próximo sábado, 24, o atendimento do Mulher Cidadã será realizado na comunidade rural Rio Branco da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri.
O Mulher Cidadã tem como proponente o gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, sendo executado pelas secretarias de Estado de Polícia Civil (SEPC), de Segurança Pública (Sesp), de Meio Ambiente (Sema), de Articulação Institucional (SAI), de Saúde (Sesacre), de Educação e Esporte (SEE), SEDS e Assessoria da Juventude (Assejuv).
Também foram parceiros do projeto, na última edição, a DPE, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura de Sena Madureira.