Mais de 300 alunos matriculados no Projovem participam da aula inaugural em Sena Madureira

Programa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, garante aos jovens que não concluíram os estudos, o retorno às salas de aula

projovem_3.jpg

Jovens participam da abertura do Projovem em Sena Madureira (Foto: Márcio Farias/Secom)

projovem.jpg

Estudantes receberam os uniformes do programa para início das aulas (Foto: Márcio Farias)

Mais de 300 jovens na faixa etária de 18 a 29 anos de idade, participaram da aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano, em Sena Madureira. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 01, no salão do clube da AABB. Na platéia estavam centenas jovens que por algum motivo não puderam concluir o ensino fundamental e que agora, com o programa, buscam uma nova oportunidade de voltar à sala de aula e terminar os estudos.

A solenidade teve início com a abertura do Hino municipal de Sena Madureira, interpretado pelo músico Neylando. O evento contou com a presença da representante estadual do programa, Maria Fernanda, além de coordenadores pedagógicos, gestores da rede pública de ensino, autoridades locais, o coordenador da Secretaria de Estado de Educação do município, e o representante do governador Binho Marques, o assessor Especial de Juventude do Acre, André Kamai, que enfatizou a satisfação em inaugurar no terceiro maior município do Acre o Projovem Urbano. Segundo ele, o programa trará de volta a oportunidade de conhecimento e formação para aqueles que haviam desistido dos estudos.

Na aula inaugural foi apresentado aos alunos os novos professores que estarão administrando as diversas disciplinas a serem aplicadas no decorrer de 18 meses – tempo de duração do programa. A coordenadora Estadual do Programa Maria Fernanda dos Santos, explicou aos mais de 300 alunos matriculados a nova filosofia deste método especial de ensino, que traz o resgate cultural de ensino aprendizagem; como também sua proposta curricular em novos paradigmas de ensino, que permitem articular o ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária.

Sebastião Gomes, morador no bairro da Vitória, destacou a importância do Projovem em Sena Madureira. "Estava sem estudar há mais de 10 anos, e agora quero concluir os meus estudos e começar uma nova vida e esta oportunidade eu não posso perder. Se Deus quiser vou ficar até o fim para resgatar o tempo perdido que fiquei fora da sala de aula."

O coordenador do Projovem em Sena Madureira, Jackson Anute, falou sobre a inclusão da juventude e que ressaltou que agora eles estão vendo um novo caminho, e que com a conclusão do curso, os estudantes poderão passar para o ensino médio, e uma faculdade. "Para aqueles que estavam com 2, 5 ou até 10 anos sem estudar, hoje eles abraçam esta oportunidade de poder retornar à sala de aula para concluir seus estudos e um dia ingressar no mercado de trabalho como um bom profissional".

Além das matérias didáticas, os estudantes terão uma formação técnica de Serviços Gerais e Administração, que serão ministradas no decorrer do curso. As aulas começam na próxima segunda-feira, 06, e serão realizadas na escola de Ensino Fundamental Instituto Santa Juliana no horário das 19h às 22h30. Ao todo, 14 professores estarão lecionando no Projovem no município.

No encerramento da solenidade, todos os alunos matriculados receberam gratuitamente o uniforme da coordenação estadual do Programa. O Projovem foi criado como ação integrante da Política Nacional de Juventude lançada pelo governo federal em 2005, e é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o município.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter