Mais de 27 mil pessoas foram orientadas no estande do Detran na Expoacre

O número expressivo de visitantes durante as nove noites da Expoacre 2023, mais de 27 mil, é a prova de que o estande do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) foi um sucesso.

As atividades educativas atraíram milhares de crianças e adultos. Foto: Daigleíne Cavalcante

Quem passou por lá teve acesso a atividades educativas oferecidas pelo órgão a crianças e adultos. Os pequenos puderam aprender as regras de trânsito por meio de teatro, percurso guiado em minicarros elétricos, motocicletas e bicicletas, painel com jogos que ensinavam o comportamento correto nas vias, além de pintura facial.

Diversos jogos educativos foram desenvolvidos para ensinar as regras de trânsito às crianças. Foto: Renato Beiruth

A pequena Ana Beatriz Gomes, de 8 anos, aproveitou a diversão e aprendizado: “Aprendi a obedecer a faixa de pedestre, usar o cinto e o capacete”, afirmou Ana Beatriz.

Dalesca Viana, mãe da pequena Ana Beatriz, aprovou as atividades: “Os ensinamentos são importantíssimos, porque incentivam para que eles tenham atitudes cuidadosas quando estiverem na rua, como atravessar na faixa de pedestre”, destacou Viana.

Já os adultos puderam ter na prática a visão de quem utiliza bebida alcoólica, com os óculos simuladores de embriaguez, que proporcionam distorção visual, diminuição do tempo de reação, alteração de percepção da profundidade e distância, redução de reflexos e da visão periférica, atraso na tomada de decisão, além da redução da coordenação motora.

Simulador de Capotamento

A grande atração do estande foi, sem dúvidas, o simulador de capotamento, que mostrou a milhares de pessoas a importância de obedecer às leis de trânsito para não se envolver em um acidente, principalmente a importância do uso do cinto de segurança para proteção da vida em caso de sinistro.

O simulador de capotamento mostra a real necessidade do cinto de segurança. Foto: Daigleíne Cavalcante

“Quero parabenizar o Detran por trazer esse simulador para a Expoacre 2023, que mostra a importância do cinto de segurança e de compreender as técnicas para sair do veículo em caso de acidente de trânsito. Uma ação educativa realmente necessária”, destacou Alysson Bestene, secretário de Governo do Acre.

A diversão e experiências proporcionadas pelo Detran/AC durante a Expoacre 2023 fazem parte do planejamento da autarquia para orientar e educar pedestres e condutores sobre atitudes corretas nas vias e proteção da vida quando estiverem no trânsito.

“É uma alegria ver que tantas pessoas vieram ao nosso estande e aproveitaram para se divertir e, de forma lúdica, puderam compreender a necessidade da adoção de comportamentos que não coloquem a saúde física e a vida em risco”, enfatizou a presidente do Detran, Taynara Martins.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter