Mais de 14 mil estudantes vão às urnas eleger 23 jovens parlamentares

Mais de 14,7 mil estudantes da rede pública vão eleger 23 jovens de suas escolas para o Programa Jovem Parlamentar Acreano, o PJPA, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre (TRE).

Por isso, neste momento, pelo menos 189 alunos concorrem a 23 vagas oferecidas pelo PJPA. Desse total, 85 são meninas e 104, meninos.

Em outubro, eles foram escolhidos seguindo critérios como frequência, notas acima da média e comportamento exemplar. O Programa Jovem Parlamentar Acreano permitirá que os 23 eleitos acompanhem o trabalho dos deputados da Aleac por quatro meses.

Eles poderão ainda sugerir projetos de lei e participar de atividades de relevância para a sociedade, quase igual ao que faz um parlamentar eleito pela população.

“Nesse caso aqui, eles serão eleitos pelos próprios colegas de suas escolas em um processo eleitoral com direito a urnas eletrônicas de verdade e que estão sendo cedidas pelo TRE/AC”, explica a professora Vera Lúcia Pires, que é presidente da Comissão Executiva Eleitoral do PJPA.

Os candidatos já estão em campanha que se estende até o próximo dia 23 deste mês. Neste período, eles poderão também apresentar suas propostas, em debate organizado pelas subcomissões escolares.

O processo eleitoral termina no dia das eleições, 24 de novembro, quando os 14.765 eleitores, distribuídos nas 23 escolas participantes, elegerão o seu representante.

O PJPA é realizado por meio de Edital nº 61/2017/SEE, de 3 de outubro de 2017, para alunos matriculados nas escolas estaduais de Ensino Médio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter